Tecnologia do Blogger.
7.9.18

Quase 78% dos adolescentes na PB ainda não tomaram a vacina contra HPV

Na Paraíba, a meta é vacinar 80% dos 350.880 adolescentes. Mas, até agora, somente foram vacinados 62.322 deles, ou seja, 77,8%.

O público-alvo são meninas dos 9 aos 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos (Foto: Reprodução)
Quase 78% dos adolescentes na Paraíba ainda não tomaram a vacina contra o HPV. É o que mostra o levantamento do ClickPB junto à Secretaria de Estado da Saúde. No estado, a meta é vacinar 80% dos 350.880 adolescentes. Mas, até agora, somente foram vacinados 62.322 deles, ou seja, 77,8%.
O público-alvo são meninas dos 9 aos 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos. Em setembro, há intensificação com campanhas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. O HPV é um vírus que pode causar vários cânceres, entre eles, o de colo de útero.
A recomendação para os jovens é de que procurem os postos de saúde de suas cidades, com o cartão de vacina. Não é necessário acompanhamento dos pais.
A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde disse ao ClickPB que não tem informações dos possíveis casos confirmados de HPV, pois não há notificação obrigatória deles.
Vacina disponível sempre
“É bom deixar claro que não se trata de campanha de vacinação e sim publicitária. A vacina está disponível, durante todo o ano, nas unidades de saúde. O objetivo da intensificação é abranger o maior número de adolescentes num intervalo curto de tempo, melhorando a cobertura vacinal”, informou a chefe do Núcleo de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde, Isiane Queiroga.
Meninos também precisam
A vacina contra o HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação, de forma gradual, tendo, em 2014, como alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade. Em 2015, foram incluídas as meninas de 9 a 11 anos de idade; em 2016, a vacina estava disponível, para as meninas de 9 a 13 anos de idade e em 2017, para meninas de 9 a 14 anos. Em 2017, foram inseridos os meninos de 11 a 14 anos. A inclusão dos meninos contribuiu para o aumento da proteção em meninas.
Na população feminina, a vacina tem o objetivo de prevenir os cânceres do colo do útero, vulva, vagina e região anal, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade, além da redução da incidência das verrugas genitais. Na população masculina, prevenir os cânceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacina estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres.
Por ClickPB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Quase 78% dos adolescentes na PB ainda não tomaram a vacina contra HPV Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco