4.6.18

10 razões para consumir leite em todas as fases da vida

O leite é considerado um alimento completo por conter proteínas, fósforo, potássio e zinco, ser a maior fonte de cálcio e importante fonte de vitaminas A ,D, B2 e B12

leite é rico em nutrientes como cálcio, vitamina D, fósforo, proteínas e gorduras que, além de promover o equilíbrio de outros nutrientes, comprovadamente fortalecem ossos e os dentes, músculos e vasos sanguíneos.

"O incentivo ao consumo de lácteos deve ocorrer em todas as fases da vida, uma vez que estes alimentos entregam vários benefícios para a saúde, além de preservar um padrão dietético mais saudável", destaca Ana Paula Del'Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios.
Não se alimente de MITOS como "o adulto não deve tomar leite".
Os nutrientes do leite, proteínas, cálcio, vitaminas e outros minerais, são essenciais em todas as fases da vida. O consumo de cálcio é vital para manter seu nível estável no sangue, se não, o organismo consome o cálcio dos ossos, gerando osteoporose, por exemplo.
O leite é considerado um alimento completo por conter proteínas, fósforo, potássio e zinco, ser a maior fonte de cálcio e importante fonte de vitaminas A ,D, B2 e B12. O leite pode contribuir ainda para prevenção de doenças do coração, diabetes e controla nível de colesterol no sangue. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de três porções por dia de lácteos.
Existem 10 razões para manter leite e seus derivados na dieta durante todas as fases da vida:
1 - Reconhecimento Mundial: Os Guias alimentares do Reino Unido e Estados Unidos reforçam a necessidade do consumo de lácteos. Além das refeições principais, o guia alimentar do Brasil traz a composição dos lanches intermediários ou pequenas refeições (como citado no guia), onde os lácteos recebem destaque, principalmente o leite e o iogurte natural.
2 - Alta concentração de nutrientes: Os lácteos têm relevância como uma das principais fontes de cálcio na alimentação, quando consideradas as quantidades e percentual de absorção. O cálcio exerce papel fundamental na regulação de processos intracelulares, além de ser essencial para a saúde óssea.
3 - Cálcio para todas as fases da vida: Este é um importante destaque nutricional dos lácteos: sua relevância como principais fontes de cálcio na alimentação, ou seja, exerce papel fundamental na regulação de processos intracelulares, além de ser essencial para a saúde óssea.
4 - E mais do que cálcio: Leite é uma fonte importante de proteínas, vitaminas, gorduras, que compreendem uma gama riquíssima de nutrientes de alto valor biológico e fundamentais para o ser humano.
5 - Integra o rol de nutrientes necessários para o funcionamento do corpo humano: Lácteos são reconhecidos pelos atributos nutricionais, por serem fontes importantes de proteína de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais, sendo as proteínas lácteas compostas pelas caseínas (que são proteínas altamente estáveis e não são facilmente alteradas pelo calor) e pelas proteínas do soro, que representam 20% das proteínas lácteas e se destacam por sua importância na síntese de proteínas sanguíneas e teciduais.
6 - Para a infância: desde o nascimento, o bebê inicia a fase láctea, já que a amamentação é a via de alimentação do bebê; seja amamentação com leite materno ou por meio de fórmulas lácteas. Estimular essa fase é muito importante, uma vez que qualquer deficiência nutricional pode ser grave e afetar o desenvolvimento de algum sistema orgânico.
7 - Controle da obesidade: os lácteos ajudam na prevenção do ganho de peso desordenado. Uma revisão de 10 estudos sobre o tema, publicados com 3 anos de seguimento em média e envolvendo 46 mil crianças e adolescentes, verificou que aquelas com maior consumo de lácteos estavam 38% menos propensas a ter excesso de peso na infância. Ainda, este estudo verificou que pode haver redução do risco de sobrepeso e obesidade em 13%, com o aumento do consumo de 1 porção de lácteo ao dia. O desenvolvimento de hábitos saudáveis engloba uma alimentação saudável, qualidade de sono adequada e prática suficiente de atividade física na infância. Esta revisão de estudos foi realizada em 2016 pelo Departamento de Nutrição Clínica do Hospital Xin Hua Hospital, Faculdade de Medicina de Xangai e a Jiao Tong University em Xangai, China.
8 - Na adolescência: Até a puberdade, durante a adolescência, o corpo requer o aporte adequado de nutrientes, sobretudo cálcio, pois os ossos continuam crescendo. Segundo as recomendações do Institute of Medicine (IOM) o cálcio é de fundamental importância e relevância nesta fase da vida, onde o ser humano completa sua formação biológica. "O consumo de lácteos é muito importante também na adolescência para o desenvolvimento e a consolidação da matriz óssea, que garante a dureza e o crescimento sadio dos ossos, reduzindo o risco de desenvolvimento de osteoporose e outras doenças ósseas no futuro", alerta Ana Paula.
9 - No mundo, a população está envelhecendo: estima-se que em 2050, 20% a população mundial tenha mais de 60 anos. Para que o envelhecer venha junto com uma boa qualidade de vida, a alimentação equilibrada é fundamental. Sendo assim, os lácteos são ótimas opções de alimentos que entregam nutrientes e características sensoriais que são fundamentais e adequadas para os idosos.
10 - Os produtos lácteos fermentados têm papel importante no processo de prevenção de diabetes, por estarem relacionados com a microbiota intestinal, envolvida no contexto da síndrome metabólica e do diabetes.
Notícias ao Minuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: 10 razões para consumir leite em todas as fases da vida Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco