Tecnologia do Blogger.
5.5.18

Saúde recomenda monitoramento da resistência de bactérias aos antibióticos em hospitais

O objetivo é fortalecer as ações da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, do Lacen-PB e da Agevisa nos serviços hospitalares.

A resistência das bactérias aos medicamentos é um dos problemas mais graves que atingem os pacientes. (Foto: Reprodução)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), divulgará uma nota técnica, entre todos os hospitais públicos e privados da Paraíba, com recomendações para o monitoramento da resistência de bactérias aos antibióticos.
O objetivo é fortalecer as ações da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss-PB), do Lacen-PB e da Agevisa nos serviços hospitalares. O trabalho será por meio de monitoramento das recomendações, a exemplo de visitas técnicas, confirmação de resultados laboratoriais e inspeções sanitárias.
A resistência das bactérias aos medicamentos é um dos problemas mais graves que atingem os pacientes. As recomendações, que seguem critérios do Ministério da Saúde, têm a intenção de qualificar e fortalecer a Rede.
“A nota técnica nada mais é do que a orientação do fluxo, que já acontece de forma rotineira. Por meio dela, a SES vai ter condições de melhorar o monitoramento de eventuais surtos que possam vir a ocorrer”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega. 
De acordo com a nota, há atribuições de cada instituição. Entre as missões do Lacen-PB, estão armazenar temporariamente os isolados com confirmação fenotípica, relacionados ao surto, para subsidiar análises e informações futuras para a vigilância e monitoramento da resistência microbiana.
Já as atribuições da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar dos Hospitais (CCIH), está notificar o possível surto, em até 72 horas. Para os laboratórios de microbiologia dos hospitais, uma das atribuições é comunicar, imediatamente, à CCIH a identificação de bactérias ou mecanismos de resistência novos dentro do contexto epidemiológico do país.
Para a Ceciss, entre as missões estão apoiar e auxiliar a CCIH na investigação do surto e reportar os resultados laboratoriais e da investigação do surto para a Anvisa. 
No caso da Agevisa, as atribuições são supervisionar qualidade da rede laboratorial de microbiologia dos hospitais.
CLICKPB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Saúde recomenda monitoramento da resistência de bactérias aos antibióticos em hospitais Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco