Tecnologia do Blogger.
3.5.18

Atriz negra e pioneira, Ruth de Souza volta à televisão aos 96 anos

Ela foi vista no primeiro episódio da nova temporada de 'Mister Brau'

 Divulgação/Márcio de Souza/TV Globo
os 96 anos, Ruth de Souza voltou à dramaturgia da Globo após oito anos afastada. A atriz veterana, pioneira na televisão brasileira, foi vista no primeiro episódio da nova temporada de "Mister Brau", nesta terça-feira (1º).

No Twitter, Lázaro Ramos comemorou o retorno da atriz, e postou um vídeo com os bastidores de uma gravação. "E no episódio de "Mister Brau" de hoje conseguimos realizar um sonho: ter Ruth de Souza nele! O episódio está muito muito muito emocionante!", escreveu o ator.
Ruth de Souza é considerada pioneira na televisão brasileira, foi uma das primeiras atrizes negra a ganhar papel de destaque em uma novela ainda nos anos 1960. O seu último trabalho havia sido feito na série "Na Forma da Lei", em 2010, interpretando a Velha Oxalá.
Em entrevista ao UOL, em 2016, Ruth Souza lamentou o fato de o racismo ainda ser uma questão em pleno século 21. "Tudo é uma questão de educação", garantiu.
Ainda na entrevista, a reportagem lembra que Ruth começou no cinema nos anos 1940 como empregada e, 50 anos depois, viveu pianista e juíza na TV. "É que eu sempre briguei e cobrei muito de todo o mundo para ter espaço. Mas foi a Janete Clair e o Dias Gomes que deram a mim e ao Milton Gonçalves a oportunidade de fazer todo o tipo de trabalho. Antes deles, era só a negra gorda alegre, feito a empregada do "...E o Vento Levou" (...) os negros eram mostrados de forma ridicularizada", ressaltou. Com informações da Folhapress.


  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Atriz negra e pioneira, Ruth de Souza volta à televisão aos 96 anos Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco