Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa na Paraíba anunciam greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (10).
O Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB) anunciou uma greve por tempo indeterminado dos funcionários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal. A paralisação está prevista para começar à zero hora desta quinta-feira (10) e deve atingir agências das duas instituições em todo o estado.
A decisão foi tomada após os trabalhadores rejeitarem as propostas apresentadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa durante Assembleia Geral Extraordinária realizada de forma remota nos dias 3 e 4 de setembro.
Trabalhadores rejeitaram propostas
Segundo dados divulgados pelo Sintrafi-PB, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi aprovada por 74,94% dos funcionários dos bancos privados.
No Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a proposta recebeu 63,70% de aprovação, enquanto no Banco de Brasília (BRB), o índice chegou a 89,29%.
Já no Banco do Brasil, a proposta foi rejeitada por 77,38% dos votos válidos. Entre os funcionários da Caixa Econômica Federal, a rejeição alcançou 93,58%.
Além de recusarem as propostas, os trabalhadores das duas instituições aprovaram a paralisação das atividades a partir de 10 de setembro.
Sindicato considera propostas insuficientes
O Sintrafi-PB afirma que as propostas apresentadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa foram consideradas insuficientes pela categoria. Segundo a entidade, também houve diferenças em relação às condições negociadas com outras instituições financeiras.
O presidente do sindicato, Lindonjhonson Almeida, afirmou que a decisão pela greve ocorreu após a categoria avaliar que as negociações não resultaram em uma proposta considerada satisfatória.
De acordo com o dirigente, a paralisação será utilizada para pressionar pela retomada das negociações e pela apresentação de novas propostas aos trabalhadores.
Presidente do Sintrafi-PB critica negociações
Em declaração divulgada pelo sindicato, Lindonjhonson Almeida afirmou que os representantes do Banco do Brasil e da Caixa tiveram tempo para apresentar uma contraproposta que atendesse às reivindicações dos trabalhadores.
“Infelizmente, os representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal tiveram tempo suficiente para elaborar uma contraproposta decente a quem se entrega de corpo e alma ao trabalho que resulta em lucros cada vez maiores, mas não ofereceram sequer uma proposta aceitável. Somos feitos de esperança e movidos pela luta e pleiteamos apenas o que nos é devido. Se não veio pela via negocial, vamos usar nossa arma constitucional, que é a greve!”, declarou o presidente do sindicato.
A paralisação está prevista para começar à zero hora desta quinta-feira (10) e terá duração por tempo indeterminado.
Por: Informativo em Foco



0 commentarios:
Postar um comentário