Proposta na Câmara pede instalação de câmeras em elevadores após relatos de assédio envolvendo funcionárias terceirizadas e deputados federais.
Um pedido para instalação de câmeras de segurança em elevadores de uso exclusivo de deputados federais foi apresentado na Câmara dos Deputados após funcionárias relatarem casos de assédio envolvendo parlamentares.
A solicitação foi feita pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) com base em relatos de mulheres que trabalham como prestadoras de serviço nas dependências do Congresso. Segundo as denúncias, há registros de aproximações indevidas e comentários inapropriados feitos por deputados, mas muitos episódios não são formalmente documentados devido à ausência de câmeras nos elevadores.
Funcionárias terceirizadas ouvidas pelo portal R7 Planalto confirmaram a existência de situações de desconforto, incluindo cantadas e abordagens inadequadas, mesmo em áreas de grande circulação. De acordo com os relatos, os episódios seriam mais frequentes em elevadores que dão acesso a gabinetes e circulam entre diferentes andares do prédio.
O requerimento foi encaminhado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pede que a Mesa Diretora avalie a instalação dos equipamentos de monitoramento. O objetivo, segundo o parlamentar, é garantir mais segurança às trabalhadoras, além de permitir a obtenção de provas em eventuais denúncias e incentivar a formalização de queixas.
No documento, Glauber Braga destaca que a ausência de monitoramento em ambientes marcados por relações de poder assimétricas contribui para a desconfiança em relação à palavra das vítimas.
A proposta será analisada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Por Informativo em Foco



0 commentarios:
Postar um comentário