Israel afirma ter matado chefe do gabinete militar do líder supremo do Irã em bombardeio em Teerã durante ofensiva iniciada em fevereiro.
O Forças de Defesa de Israel confirmou neste domingo (8) que matou, em um bombardeio realizado no sábado, o chefe do gabinete militar do líder supremo do Irã. O ataque ocorreu em Teerã e teve como alvo o militar Abu al Qasem Babaiyan, que havia assumido o cargo poucos dias antes.
Segundo o Exército israelense, a operação foi conduzida pela Força Aérea de Israel com base em informações consideradas precisas fornecidas pela Direção de Inteligência Militar. Babaiyan estava no posto havia cerca de uma semana e substituía Mohamed Shirazi, morto na primeira onda de ataques realizados por Israel e pelos Estados Unidos contra a República Islâmica.
Após a confirmação da morte do militar, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que as forças israelenses continuarão perseguindo líderes iranianos.
A ofensiva militar de Israel e dos Estados Unidos contra o Irã começou em 28 de fevereiro. Durante os ataques iniciais, o líder supremo iraniano Ali Khamenei, que comandava o país desde 1989, foi morto.
Autoridades israelenses afirmam que, além de Khamenei, pelo menos outros 40 altos funcionários iranianos teriam sido mortos desde o início da ofensiva. O governo de Israel declarou que continuará atacando possíveis substitutos desses dirigentes.
Na terça-feira, as forças israelenses também realizaram um bombardeio em Teerã que matou o comandante responsável pelo Líbano da Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária do Irã. O militar havia assumido o posto após a morte de seu antecessor em outro ataque israelense.
Uma assembleia de especialistas religiosos xiitas já escolheu um novo líder para substituir o Conselho de Liderança iraniano responsável pela condução do país, mas a identidade do sucessor ainda não foi divulgada.
Em resposta aos ataques, o Irã lançou ofensivas contra alvos em Israel, bases militares dos Estados Unidos e outras infraestruturas em países da região, incluindo Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Kuwait, Líbano, Jordânia, Omã e Iraque. Projéteis iranianos também foram registrados em incidentes no Chipre e na Turquia.



0 commentarios:
Postar um comentário