Relatório sul-coreano indica que Kim Ju-ae começa a ganhar influência política na Coreia do Norte, enquanto país avança em projeto de submarino nuclear.
O líder norte-coreano Kim Jong-un estaria consolidando a posição de sua filha, Kim Ju-ae, como possível sucessora, indicaram parlamentares da Coreia do Sul nesta quinta-feira (12), com base em relatório do Serviço Nacional de Inteligência (NIS). Segundo os legisladores, Ju-ae já participa de discussões políticas e exerce influência em decisões estratégicas, sendo agora considerada “internamente designada” como sucessora.
A jovem, que iniciou recentemente sua vida pública, tem aparecido com frequência na mídia estatal ao lado do pai, inclusive em visitas a projetos militares e inspeções de armamentos. Para o NIS, esse destaque sugere que ela é tratada como a líder número dois do país.
O Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte realizará, no fim do mês, a reunião inaugural de seu nono congresso, considerada crucial para definir prioridades econômicas, diplomáticas e de defesa. Parlamentares sul-coreanos afirmaram que o papel e a presença de Kim Ju-ae no evento serão indicadores-chave sobre os planos de sucessão do líder norte-coreano, incluindo a possível atribuição de um título oficial.
Além da sucessão, o relatório menciona avanços militares. Deputados sul-coreanos informaram que Kim Jong-un supervisiona o desenvolvimento de um grande submarino com deslocamento estimado em 8.700 toneladas, possivelmente capaz de transportar até dez mísseis balísticos. Ainda não há informações sobre se a embarcação será nuclear ou plenamente operacional.



0 commentarios:
Postar um comentário