Tecnologia do Blogger.
14.2.26

Homem é preso por racismo religioso em shopping no PR

Homem é preso após agredir mulheres muçulmanas e tentar retirar hijab em shopping de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Um homem de 30 anos foi preso após agredir duas mulheres muçulmanas em um shopping de Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo a Polícia Civil do Paraná, ele tentou retirar o hijab da cabeça das vítimas e as agrediu com socos após elas se recusarem a remover o véu. O caso ocorreu na tarde de ontem.

De acordo com a polícia, além das agressões físicas, o homem também teria insultado as mulheres em razão da religião e das roupas que utilizavam. Ele foi contido por clientes do shopping até a chegada das autoridades, sendo encaminhado à delegacia e autuado pelos crimes de lesão corporal e racismo.

A Polícia Civil informou ainda que o suspeito possui histórico de ações discriminatórias e de racismo religioso, incluindo registros de invasões a cerimônias. A identidade dele não foi divulgada, e a defesa não foi localizada.

Em nota, o Cataratas JL Shopping afirmou que o protocolo previsto para esse tipo de situação foi cumprido, com a contenção do envolvido e acionamento da polícia. O empreendimento declarou repudiar qualquer tipo de agressão física ou verbal contra mulheres, bem como atos de intolerância religiosa, étnica e de gênero.

O hijab é um véu que cobre a cabeça e o pescoço, deixando o rosto à mostra, e integra a tradição religiosa muçulmana.

A intolerância religiosa envolve preconceito que resulta em discriminação, ofensas e agressões motivadas por crenças. O Brasil é um Estado laico e assegura a liberdade religiosa na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º. A Lei nº 9.459, de 1997, prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem praticar, induzir ou incitar discriminação por raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Casos de ofensas e agressões motivadas por religião podem ser denunciados pelo Disque 100, serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania também disponibiliza atendimento por WhatsApp, Telegram e por meio de videochamada em Libras no site oficial. Segundo a pasta, todas as denúncias são gratuitas, podem ser anônimas e geram número de protocolo para acompanhamento.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Homem é preso por racismo religioso em shopping no PR Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco