Combinar álcool com antidepressivos ou ansiolíticos pode causar sedação, confusão mental e agravar quadros psiquiátricos, alerta psiquiatra.
Durante o Carnaval, o consumo de álcool aumenta, enquanto muitas pessoas mantêm o uso de antidepressivos, ansiolíticos e outros medicamentos psiquiátricos. O psiquiatra Breno Guedes alerta para os principais riscos dessa combinação, que incluem potencialização de efeitos colaterais e interferência na resposta ao tratamento.
O álcool atua no sistema nervoso central e, quando combinado com psicofármacos, pode provocar reações imprevisíveis. Entre os efeitos estão sedação excessiva, confusão mental, alterações na coordenação motora, comprometimento do julgamento e maior risco de acidentes.
Além disso, a mistura pode agravar quadros psiquiátricos pré-existentes e favorecer recaídas, ressaltou o médico. Guedes reforça que o consumo de álcool durante o uso de medicamentos psiquiátricos requer cuidado redobrado para evitar complicações à saúde e comprometimento do tratamento.



0 commentarios:
Postar um comentário