Tecnologia do Blogger.
5.1.26

Tarcísio de Freitas faz vídeo eleitoral sobre queda de Maduro e provoca Gleisi

Governador de São Paulo comemora captura de Maduro em vídeo, critica Lula e recebe resposta de Gleisi Hoffmann nas redes sociais.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou um vídeo em tom eleitoral para comemorar a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, criticando o presidente Lula e recebendo resposta da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). O conteúdo gerou repercussão entre aliados, sendo interpretado como um recado presidenciável.

Apesar de estar de férias e afastado do governo estadual até 11 de janeiro, Tarcísio escreveu pessoalmente o texto do vídeo, no qual relata as mazelas da ditadura venezuelana e acusa Lula de apoiar o regime de Maduro, sem mencionar Donald Trump. “A Venezuela agora está vencendo a esquerda e que, no final do ano, o Brasil também vença”, afirmou, em referência à eleição presidencial de outubro de 2026. A primeira-dama paulista, Cristiane Freitas, comentou de forma semelhante: “Uma grande vitória para o povo venezuelano. Que, ao fim das eleições de 2026, nós, brasileiros, também possamos comemorar!”.

O governador, embora cotado como presidenciável por aliados e pelo mercado, mantém intenção de concorrer à reeleição em São Paulo. Em contraste, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lançou-se como candidato presidencial, comemorou a ação militar americana na Venezuela, mas sem mencionar explicitamente a eleição brasileira. Outros governadores da direita, como Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Romeu Zema, elogiaram a queda de Maduro sem associar ao cenário eleitoral no Brasil.

Tarcísio também se diferenciou em relação a Trump, evitando endossar o presidente americano, lembrando que seu alinhamento anterior rendeu críticas durante o “tarifaço” que afetou produtos brasileiros. A ministra Gleisi Hoffmann respondeu à publicação do governador, citando contradições em sua postura política anterior.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Tarcísio afirmou que a intervenção americana ocorre devido à omissão do Brasil em liderar uma transição democrática na Venezuela e defendeu que algo precisava ser feito. Aliados veem o vídeo como estratégico, ponderado e com forte potencial de engajamento, sem comprometer a intenção do governador de concorrer à reeleição e trabalhar pela união da direita.

O ataque americano à Venezuela, ocorrido no sábado (3), é considerado a maior intervenção militar dos EUA na América Latina em décadas, incluindo bombardeios em Caracas e a captura de Maduro e sua esposa, Cilia Flores, que foram levados aos Estados Unidos para julgamento por narcoterrorismo e crimes relacionados ao tráfico de drogas.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Tarcísio de Freitas faz vídeo eleitoral sobre queda de Maduro e provoca Gleisi Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco