O Pix apresenta falhas generalizadas nesta segunda-feira (19). Usuários relatam problemas no BB, Caixa, Nubank e outros bancos. Veja o que se sabe.
Usuários de diversos bancos enfrentam dificuldades para realizar transações via Pix na tarde desta segunda-feira (19). Os relatos sobre falhas nas transações começaram a inundar as redes sociais e o portal DownDetector por volta das 15h, indicando que o problema afeta as principais instituições financeiras do país.
Até o momento, clientes do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Nubank e Santander reportaram mensagens de “serviço indisponível”, transações rejeitadas e atrasos críticos no processamento de transferências. Como observou o ClickPB, existe uma concentração de reclamações provenientes principalmente de capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Natal e Recife.
Enquanto a normalização não ocorre, a orientação é utilizar métodos alternativos como o cartão de débito ou crédito, que seguem funcionando normalmente na maioria das maquininhas.
O que dizem os usuários e o DownDetector
O pico de queixas ocorreu no meio da tarde, impactando diretamente o comércio e o pagamento de contas urgentes, como faturas de luz e compras em estabelecimentos físicos.
- Principais Falhas: Erro na conclusão da transferência, QR Codes não lidos e o valor saindo da conta mas não chegando ao destino imediatamente.
- Bancos Mais Afetados: Nubank, Banco do Brasil e Itaú lideram o volume de reclamações no início da crise.
Posicionamento dos Bancos e do Banco Central
Embora o Banco Central ainda não tenha emitido uma nota oficial detalhando a causa técnica até às 16h, diversas instituições confirmaram que o problema parece estar localizado no sistema central de liquidação do Pix.
Até o momento não há informações sobre a previsão de retorno e estabilidade do Pix. Os bancos trabalham na resolução do problema para normalizar o serviço. A causa provável com que se trabalha, até o momento, é uma instabilidade no sistema de comunicação do Banco Central.
A recomendação para os usuários é evitar novas tentativas de efetuação de Pix que possam acabar duplicando os pagamentos. O mais prudente, de acordo com especialistas, é aguardar a normalização do serviço.
Por: PortalCorreioDica de Segurança: Se você fez um Pix e o valor foi debitado, mas o comprovante não foi gerado, aguarde alguns minutos antes de tentar novamente. Verifique o extrato para evitar transferências em duplicidade assim que o sistema estabilizar.






0 commentarios:
Postar um comentário