Tecnologia do Blogger.
9.1.26

Paraíba inicia oferta de implante subdérmico contraceptivo em 11 cidades

Implante subdérmico contraceptivo será disponibilizado em João Pessoa e 10 cidades da Paraíba. Capacitação de profissionais já começou nesta quinta (8).

A Paraíba vai disponibilizar o implante subdérmico contraceptivo em João Pessoa e em outras 10 cidades, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quinta-feira (8). O serviço será oferecido também em Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Sapé, Guarabira, Queimadas, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

O método contraceptivo de longa duração consiste em um pequeno bastão inserido sob a pele do braço, que libera hormônio (etonogestrel) por até três anos. Ele é altamente eficaz para impedir a ovulação e espessar o muco cervical, mas não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), exigindo o uso de camisinha. Sangramentos irregulares são efeitos colaterais comuns, e a fertilidade retorna rapidamente após a remoção.

Nesta quinta, foi realizada a segunda etapa da “Capacitação sobre a inserção do implante subdérmico contraceptivo”, voltada a médicos e enfermeiros da atenção básica. O treinamento, promovido pela SES junto com o Ministério da Saúde e os municípios, ocorreu das 8h às 17h30 na Unidade Básica de Saúde Jardim Aeroporto, em Bayeux. Durante o curso, profissionais iniciaram a inserção do implante em usuárias, entre elas a operadora de caixa Gisele Ramos da Silva, de 19 anos. “Assim que eu soube que ia ter esse implante, eu já corri aqui na USF. Estou muito feliz e confiante”, disse.

Alana Franco, técnica da Gerência Operacional de Atenção Básica, explicou que a primeira etapa da capacitação ocorreu em novembro de 2025, com foco teórico, e o treinamento prático começou em dezembro em Campina Grande. “O critério do Ministério da Saúde para escolha dos municípios é população acima de 50 mil habitantes. Na Paraíba, 11 cidades atendem a esse perfil”, afirmou.

Após o treinamento, os profissionais estarão habilitados para inserir o implante e treinar colegas em seus municípios, com o objetivo de reduzir índices de gravidez indesejada e gravidezes de risco, conforme destacou Alana.

A enfermeira do Ministério da Saúde, Cris Agra, detalhou que o procedimento é feito com anestesia local na parte interna do braço e tem validade de três anos. “Qualquer mulher acima de 15 anos pode realizar o procedimento após avaliação. Contraindicações incluem câncer de mama, doença grave no fígado, lúpus ou suspeita de gravidez”, explicou.

A enfermeira e coordenadora da Atenção Primária de Cajazeiras, Fabrícia Oliveira, afirmou que a chegada do implante representa “uma revolução no SUS”, com potencial para reduzir mortalidade materna e gravidez na adolescência.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Paraíba inicia oferta de implante subdérmico contraceptivo em 11 cidades Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco