Neste sábado, 10 de janeiro, a influenciadora Isabel Veloso morreu aos 19 anos, após batalha contra o câncer. A jovem estava internada no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, desde novembro. A jovem deixa o marido, Lucas Borbas, e um filho de apenas 11 meses, Arthur.
O diagnóstico de linfoma de Hodgkin acompanhava Isabel desde os 15 anos.
O que é o Linfoma de Hodgkin?
O linfoma de Hodgkin – antigamente chamado de doença de Hodgkin – é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. O sistema linfático é um conjunto de células e estruturas do corpo que ajudam a combater invasores. Trata-se uma parte fundamental do sistema imune.
De acordo com blog do Hospital Vera Cruz, nesse tipo de câncer, células chamadas de linfócitos começam a se multiplicar descontroladamente. Elas utilizam os diversos vasos que compõe o sistema linfático para se espalhar pelo corpo, atingindo novos gânglios e ampliando a alcance da doença. Com isso, surgem sintomas como: Gânglios linfáticos aumentados, palpáveis; Febre e sudorese noturna; Cansaço persistente; Perda de peso; Coceiras ou ardência na pele e dor nos linfonodos após o consumo de álcool.
As causas da doença ainda são desconhecidas. O que se sabe é que o câncer se inicia quando ocorrem modificações no DNA dos linfócitos, células importantíssimas para a defesa do corpo.
Este tipo de linfoma é mais comum em jovens, especialmente entre os 20 e 30 anos (podendo ser diagnosticado bem mais cedo, perto dos 15 anos, como foi o caso da Isabel, assim como em pessoas mais velhas, acima dos 60 anos).
O tratamento é realizado, na maior parte dos casos, via quimioterapia intravenosa. A depender da severidade da doença, pode-se optar por realizar, junto à quimio, também a radioterapia.
Por: OFuxico





0 commentarios:
Postar um comentário