Doença está na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de patógenos com potencial epidêmico e é transmitida por morcegos.
Cerca de 110 pessoas foram colocadas em quarentena na Índia em meio a um novo surto do vírus Nipah no país. A doença tem alto índice de letalidade e está na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de patógenos com potencial epidêmico.
O isolamento aconteceu depois que dois profissionais de saúde foram tratados no início de janeiro após contraírem o vírus.
➡️ O Nipah pode causar infecções respiratórias agudas e encefalite (inchaço do cérebro). É transmitido entre humanos e também de animais como morcegos e porcos. (veja mais abaixo)
O vírus Nipah é classificado como prioritário pela OMS devido à sua capacidade de desencadear uma epidemia. Não há vacina para prevenir a infecção e nenhum remédio para curá-la.
Rosana Richtmann, médica infectologista do Grupo Santa Joana, explica que o vírus é muito agressivo do ponto de vista do sistema nervoso central.
"Os sintomas iniciais são como os de qualquer outra virose: dor de cabeça, dor no corpo, febre. Só que eles evoluem em alguns dias para um quadro de alteração do nível de consciência [...] que pode evoluir para consequências neurológicas e até para a morte", detalha a infectologista.
Ela destaca que a preocupação maior com relação ao vírus fica restrita à Índia e a países vizinhos, que têm o hospedeiro principal do vírus, um tipo de morcego.
Não há registros da doença no Brasil nem em outros países da América Latina. Segundo especialistas, isso ocorre porque a região não abriga o hospedeiro necessário para a transmissão.
De acordo com a OMS, a doença é considerada zoonótica – ou seja, é transmitida de animais como porcos e morcegos frugívoros para seres humanos.
O vírus também pode ser transmitido por meio de alimentos contaminados e por contato com uma pessoa infectada.
"É um vírus zoonótico, ou seja, que envolve a relação entre nós humanos e animais. [...] Do ponto de vista de transmissão de pessoa para pessoa, é muito mais raro", analisa Ritchtmann.
Ao entrar no corpo humano, o vírus afeta o sistema respiratório e o sistema nervoso central.
Quais os principais sintomas?
- Sintomas semelhantes à gripe (incluindo febre, dor de cabeça, dor muscular, fadiga e tontura)
- Dificuldades respiratórias
- Encefalite (inflamação do cérebro que resulta em sintomas como confusão, desorientação, sonolência e problemas neurológicos como convulsões)






0 commentarios:
Postar um comentário