Tecnologia do Blogger.
27.1.26

Bombeiros encerram buscas por vítimas de Brumadinho após sete anos

Corpo de Bombeiros de MG confirma fim das buscas na barragem de Brumadinho; duas vítimas seguem desaparecidas.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais encerrou as buscas pelas vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. A confirmação ocorreu neste domingo (25), data em que a tragédia completou sete anos, segundo informou o porta-voz da corporação, tenente Henrique Barcellos.

De acordo com os bombeiros, as equipes concluíram no dia 23 de dezembro a verificação de 100% do volume de rejeitos da barragem. A vistoria total da lama foi finalizada antes do Natal e, desde então, os militares que atuavam diretamente nas buscas estão em processo de desmobilização.

Apesar do encerramento dessa etapa, a chamada operação Brumadinho segue ativa por outros órgãos do governo de Minas Gerais. Segundo Barcellos, a Polícia Civil continua realizando análises e trabalhos de perícia nos segmentos humanos encontrados ao longo dos anos.

Ao todo, a tragédia deixou 270 vítimas. Destas, duas pessoas que trabalhavam para a Vale seguem desaparecidas: um engenheiro e uma estagiária da mineradora. Apenas 88 vítimas tiveram os corpos encontrados de forma completa, com cabeça, tronco e membros. Outras 179 tiveram os corpos localizados de maneira segmentada.

Durante as buscas, pequenas partes de corpos passaram a ser armazenadas em caixas de zinco, mantidas em um caminhão frigorífico. Após a identificação, os fragmentos são colocados em caixas individuais com o nome das vítimas. Esse método foi criado especificamente após a tragédia de Brumadinho, a pedido dos familiares, que exigiram da Vale uma forma de preservar o material pelo maior tempo possível. A metodologia foi desenvolvida por um legista contratado pela empresa.

A maior parte das identificações ocorreu a partir de ossos. Os últimos tecidos moles, como pele e cabelo, foram encontrados em setembro de 2022. Esse tipo de material perde o DNA com mais facilidade, o que dificulta o trabalho pericial.

As duas vítimas ainda não localizadas são Tiago Tadeu Mendes da Silva e Nathália de Oliveira Porto Araújo. Tiago tinha 34 anos e trabalhava como mecânico industrial na Vale havia cerca de 20 dias quando a barragem se rompeu. Ele estava no refeitório da mina no momento do desastre e deixou dois filhos pequenos.

Nathália também estava no refeitório no momento do rompimento. Segundo o marido, o GPS do celular dela indicava uma área próxima à Cachoeira das Ostras, mas as buscas realizadas na região não tiveram sucesso.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Bombeiros encerram buscas por vítimas de Brumadinho após sete anos Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco