Caso ocorreu em baile de formatura em Mossoró e é investigado pela DEA; produtora, faculdade e formandos repudiaram o ato.
Um adolescente foi fotografado usando traje do Exército Alemão da Segunda Guerra Mundial e fazendo a saudação nazista durante um baile de formatura de estudantes de Medicina, realizado na noite de sábado (10), em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente (DEA) do município.
De acordo com o delegado Rafael Arraes, em declaração ao jornal O Globo, a identidade do adolescente ainda está sendo investigada pelas autoridades. O episódio ocorreu durante a festa de formatura da turma 3 de Medicina da Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene).
Segundo a Master Produções e Eventos, responsável pela organização do baile, o adolescente era convidado de duas irmãs formandas e estava acompanhado dos pais. A empresa informou que ele chegou ao evento sem o uniforme nazista e que a vestimenta foi utilizada em um “momento pontual e sem conhecimento da organização”.
Em nota, a produtora afirmou repudiar qualquer manifestação relacionada ao nazismo ou a ideologias de ódio. A Facene também se manifestou, informando que não participou da organização do evento e reiterando que não tolera símbolos, manifestações ou condutas que promovam ódio, discriminação ou apologia a regimes totalitários.
A turma de formandos divulgou uma nota de repúdio, afirmando que só tomou conhecimento do ocorrido após a repercussão nas redes sociais. Os estudantes também pediram desculpas pela atitude classificada como “irresponsável, negligente e criminosa do convidado e de seus familiares”.
O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da 34ª Zona, em Mossoró, também se pronunciou sobre o caso e solicitou providências à 10ª Promotoria de Justiça do Rio Grande do Norte.





0 commentarios:
Postar um comentário