Goleiro do PSG, Safonov consultou anotações em uma toalha e defendeu quatro pênaltis do Flamengo na final da Copa Intercontinental.
O goleiro Matvey Safonov, do PSG, chamou atenção na final da Copa Intercontinental ao utilizar anotações feitas em uma toalha para orientar suas defesas nas penalidades contra o Flamengo. A estratégia foi usada antes e durante a disputa de pênaltis, que garantiu o título ao clube francês.
Safonov foi flagrado consultando uma toalha vermelha com anotações momentos antes do início das cobranças e também durante a disputa. Antes das penalidades, o goleiro teve uma longa conversa com Borja Alvarez Buedo, preparador de goleiros do PSG, que apresentou diferentes cenários para o atleta russo. Durante as cobranças, Safonov observava de longe o próximo batedor rubro-negro e recorria às informações registradas na toalha.
A estratégia surtiu efeito. O goleiro defendeu quatro das cinco cobranças do Flamengo, parando os chutes de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. A única cobrança convertida foi a de De La Cruz. Com o desempenho decisivo de Safonov, o PSG venceu a disputa por pênaltis por 2 a 1, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
Matvey Safonov tem 26 anos, nasceu em Krasnodar, na Rússia, e iniciou a carreira no clube de sua cidade natal antes de se transferir para o PSG. Contratado no meio do ano passado por 40 milhões de euros, chegou inicialmente para ser reserva de Donnarumma. Neste mês de dezembro, passou a ser titular após a saída do goleiro italiano e a lesão de Chevalier, anunciado como titular, mas que ficou no banco na final contra o Flamengo.
A presença de Safonov no elenco do PSG é cercada de polêmica devido à chegada do ucraniano Illia Zabarnyi, em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia. Segundo Denys Boyko, ex-goleiro do Dínamo de Kiev, Zabarnyi teria pedido que o clube não contasse com Safonov como condição para sua contratação. Apesar disso, os dois atletas seguem no elenco e atuaram juntos apenas uma vez. Safonov nunca se posicionou publicamente sobre a guerra, ao contrário de Zabarnyi, que já se manifestou contra a Rússia.
Com apenas 21 jogos pelo PSG, Safonov também é titular da seleção russa, que está banida de competições oficiais pela Fifa em razão do conflito entre os dois países.
Veja o vídeo





0 commentarios:
Postar um comentário