Paraíba emite a primeira CNH do país pelo novo processo sem autoescola, aprovado pelo Contran.
A Paraíba emitiu, na manhã desta segunda-feira (15), a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil pelo novo processo que dispensa a obrigatoriedade de autoescola, modelo aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no dia 1º de dezembro.
O primeiro documento emitido pelo novo procedimento pertence a Andreza Lima dos Santos. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), ela iniciou o processo por meio do aplicativo lançado pelo Ministério dos Transportes no início de dezembro e integrou o projeto piloto da nova modalidade.
No Detran-PB, o processo teve início na última sexta-feira (12). A CNH foi entregue na sede do órgão, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, pelo superintendente Isaías Gualberto, pela diretora de Operações Roberta Neiva e por gerentes envolvidos na implantação do procedimento.
Fernando Francisco Sales foi o primeiro instrutor autônomo do Brasil a ministrar o curso para a primeira habilitada pelo novo modelo. Ele também realizou o credenciamento por meio do aplicativo CNH do Brasil.
Andreza, natural de Serraria e residente em João Pessoa, avaliou o processo como simples e mais acessível. Segundo ela, os altos custos e a falta de tempo eram obstáculos para obter a habilitação pelo modelo tradicional, o que a levou a conduzir motocicleta sem CNH anteriormente.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará no Detran-PB nesta terça-feira (16), às 11h, para acompanhar a implantação dos novos procedimentos. Também participarão da agenda o superintendente Isaías Gualberto e o secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes.
Desde o lançamento da plataforma, o estado contabiliza 14.353 pedidos para a nova modalidade de emissão da CNH. Até esta segunda-feira (15), 10.466 pessoas se inscreveram no curso de formação de condutores, e 3.637 já concluíram as aulas, avançando para as próximas etapas do processo.





0 commentarios:
Postar um comentário