Projeção da AESA indica chuvas abaixo da média no Cariri ao Sertão da Paraíba entre janeiro e março de 2026.
A Paraíba poderá registrar chuvas abaixo da média histórica entre as regiões do Cariri e do Sertão no primeiro trimestre de 2026, segundo projeção divulgada nesta quinta-feira (18) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). A estimativa considera o período de janeiro a março do próximo ano e aponta tendência de volumes entre a normalidade e abaixo da média no semiárido do estado.
De acordo com o relatório, as chuvas podem variar no espaço e no tempo nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, que compõem a área semiárida paraibana. No mês de fevereiro, a ocorrência de precipitações tende a ser mais irregular nessas localidades, reforçando o cenário de instabilidade climática previsto para o início do ano.
Já nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste, a tendência indicada pela AESA é diferente. Para o período entre abril e julho de 2026, a expectativa é de registros de chuvas em torno da média histórica, mantendo um padrão considerado dentro da normalidade para essas áreas.
A projeção leva em conta a fase final do fenômeno La Niña, que tradicionalmente favorece chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste.
Com o enfraquecimento do fenômeno, os efeitos no clima brasileiro passam a ser menos previsíveis, aumentando a variabilidade das condições meteorológicas em todo o país.





0 commentarios:
Postar um comentário