Tecnologia do Blogger.
19.12.25

Chuvas na Paraíba podem ficar abaixo da média no início de 2026

Projeção da AESA indica chuvas abaixo da média no Cariri ao Sertão da Paraíba entre janeiro e março de 2026.

A Paraíba poderá registrar chuvas abaixo da média histórica entre as regiões do Cariri e do Sertão no primeiro trimestre de 2026, segundo projeção divulgada nesta quinta-feira (18) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). A estimativa considera o período de janeiro a março do próximo ano e aponta tendência de volumes entre a normalidade e abaixo da média no semiárido do estado.

 

De acordo com o relatório, as chuvas podem variar no espaço e no tempo nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, que compõem a área semiárida paraibana. No mês de fevereiro, a ocorrência de precipitações tende a ser mais irregular nessas localidades, reforçando o cenário de instabilidade climática previsto para o início do ano.

 

Já nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste, a tendência indicada pela AESA é diferente. Para o período entre abril e julho de 2026, a expectativa é de registros de chuvas em torno da média histórica, mantendo um padrão considerado dentro da normalidade para essas áreas.

 

A projeção leva em conta a fase final do fenômeno La Niña, que tradicionalmente favorece chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste.

Com o enfraquecimento do fenômeno, os efeitos no clima brasileiro passam a ser menos previsíveis, aumentando a variabilidade das condições meteorológicas em todo o país.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Chuvas na Paraíba podem ficar abaixo da média no início de 2026 Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco