Hospital Universitário de Campina Grande acompanha caso suspeito de raiva humana em paciente internado na UTI após piora clínica.
Um caso suspeito de raiva humana, envolvendo um paciente residente no bairro do Serrotão, está sendo acompanhado pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (16), por meio de nota oficial.
Segundo as informações, os primeiros sintomas surgiram no dia 10 de dezembro e o homem, de 50 anos, foi internado no hospital no dia 13. De acordo com o HUAC, na segunda-feira (15), o paciente apresentou piora significativa do quadro clínico, o que motivou a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O caso foi oficialmente notificado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), conforme determina a legislação vigente. Também houve comunicação formal ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), nos âmbitos municipal e estadual. A investigação detalhada para apuração de raiva humana está em andamento.
Conforme o hospital, o paciente segue sob cuidados intensivos, com monitorização contínua e acompanhamento multiprofissional da equipe do HUAC. Paralelamente, as equipes de saúde trabalham na identificação de um possível histórico de exposição a animal potencialmente transmissor, além da determinação do local provável da infecção.
Ao dar entrada na unidade hospitalar, o paciente apresentava agitação psicomotora, confusão mental, alteração do nível de consciência, aerofobia, falta de ar e queda na oxigenação do sangue. Diante do quadro de insuficiência respiratória aguda associada à instabilidade neurológica, foi necessária a intubação orotraqueal e o início da ventilação mecânica invasiva.
Atualmente, o paciente permanece com quadro neurológico grave, em sedação profunda,





0 commentarios:
Postar um comentário