Donald Trump anuncia cortes “cirúrgicos” nas tarifas de café para baratear o produto nos EUA e ampliar as importações.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a intenção de reduzir parte das tarifas aplicadas às importações de café. Segundo ele, os cortes serão “cirúrgicos” e devem aumentar a entrada do produto no país, além de reduzir o preço para os consumidores norte-americanos. No entanto, Trump não informou quais países serão beneficiados nem o prazo para a entrada em vigor da medida.
Em entrevista ao programa Conexão Record News na quarta-feira (12), Márcio Ferreira, presidente do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), avaliou que há sinais positivos nas negociações com o governo americano. Segundo ele, grandes empresas de torrefação dos Estados Unidos participam ativamente das tratativas para viabilizar a redução das tarifas. “Há uma sensibilização por parte do governo americano de que precisa baixar as tarifas”, afirmou.
Ferreira explicou ainda que o café brasileiro está atualmente classificado na seção três da ordem executiva norte-americana, mas pode ser transferido para a seção dois, que prevê tarifa zero. “Não há porque não trabalhar com a ideia de que nós também possamos zerar”, declarou. Para o presidente do Cecafé, a mudança beneficiaria produtores, consumidores e a indústria, ajudando a equilibrar os preços no mercado internacional.





0 commentarios:
Postar um comentário