Putin afirma que só cessará ataques à Ucrânia se o país ceder territórios, proposta rejeitada por Kiev e União Europeia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (27) que só interromperá os bombardeios à Ucrânia se o país ceder os territórios reivindicados pela Rússia. Segundo o líder russo, o esboço de um plano de paz poderia servir de base para futuros acordos visando o fim do conflito.
Nos últimos dias, autoridades dos Estados Unidos, Ucrânia e países europeus se reuniram para discutir uma nova proposta de cessar-fogo. A iniciativa, elaborada no último fim de semana, foi rejeitada por Putin, que mantém a intenção de anexar partes da Ucrânia ao território russo.
Um enviado especial do ex-presidente Donald Trump deve se encontrar com Putin em Moscou na próxima semana para tratar da proposta. Trump pressiona o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a aceitar o acordo, dando prazo até esta quinta-feira para uma resposta.
Kiev e a União Europeia se posicionaram contra a cessão de territórios, considerando inaceitável que a Ucrânia entregue áreas como Donetsk e Luhansk. A UE reafirma que continuará apoiando o país até o fim do conflito.





0 commentarios:
Postar um comentário