Veículos como The New York Times, The New Yorker e Rolling Stone aclamaram o filme brasileiro
O filme brasileiro cotado para o Oscar, "O Agente Secreto", estreou em Nova York, nos Estados Unidos. Renomados veículos locais, como The New York Times, The New Yorker e Rolling Stone, publicaram a avaliação do título.
As três publicações deram nota máxima para a produção, segundo o Metacritic, agregador de críticas da web. Veja abaixo trechos dos textos.
O filme inicia a "carreira" nos EUA após passar por diversos festivais de cinema e estrear no Brasil. Segundo a Neon, a empresa responsável pela distribuição do filme no país, "O Agente Secreto" deve chegar em outras cidades em breve.
Veja as críticas de "O Agente Secreto"
The New York Times
"Em seu mais recente 'nocaute', 'O Agente Secreto', o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho adota uma sensibilidade livre e encontra risadas em meio ao terror. (...) Mendonça Filho (ex-crítico de cinema), porém, não é senão aventureiro; ele é um glorioso inconformista", escreveu a crítica Manohla Dargis.
"Aqui, como em outros de seus filmes, ele ignora sutilezas e hierarquias de gênero, abraça o alto e o baixo e mistura o refinado com o bruto, uma abordagem que é ao mesmo tempo estética e ética. Aqui a vida pode ser brutal, mas também tem amor, música, sol quente, cerveja gelada e, claro, também tem Carnaval."
The New Yorker
"'O Agente Secreto' é um thriller político repleto de vida. O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho evoca interconexões fatídicas entre personagens vívidos que vivem nas garras da ditadura militar", descreveu o jornalista Richard Brody na prévia online da matéria que vai na revista impressa.
Rolling Stone
"'O Agente Secreto' é a indicação do Brasil ao Oscar por um motivo. Esse thriller político estrelado por Wagner Moura de 'Narcos' também funciona como um olhar pessoal para o passado com raiva e um lembrete de que o tempo não cura todas as feridas. Veja o mais rápido possível'", diz a chama da matéria de David Fear.
"A paranoia é uma chave que ele tocou extremamente bem em outros projetos. Mas há elementos de tristeza, vulnerabilidade, raiva latente e uma espécie de resignação cansada que ele acrescenta a Marcelo que parecem únicos. Que mil papéis igualmente complexos surjam em seu caminho por causa disso", escreve sobre Wagner Moura.
Sobre o que fala "O Agente Secreto"?
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
Chances de Oscar?
A equipe de "O Agente Secreto" quer estar no Oscar -- e está trabalhando muito para isso, afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho à CNN. Segundo o pernambucano, eles estão em campanha desde a estreia no Festival de Cannes em maio deste ano.
"'O Agente Secreto' estreou no Festival de Cannes em competição em maio -- e foi excelente. O filme foi muito bem recebido, ganhou prêmio. A Neon, que é uma distribuidora muito importante nos Estados Unidos, adquiriu os direitos de distribuição. E foi em Cannes que a gente se deu conta que já estávamos em campanha [para o Oscar], porque com o tipo de projeção que o filme teve, ele naturalmente entrou na temporada de prêmios", explicou Kleber Mendonça Filho.
"A gente tem viajado muito com o filme. O trabalho de divulgação tem se dividido entre internacional e nacional, porque o filme é brasileiro e nós que fizemos o filme queremos muito que ele tenha uma carreira excelente no Brasil", completou.
Desde a estreia em Cannes, "O Agente Secreto" já esteve em mais de 15 festivais de cinema, passando por países como Austrália, Espanha, Estados Unidos, Polônia, Peru e mais. A repercussão internacional é importante para a visibilidade do título para na temporada de premiações.
"Agora começa muito esse assunto de Oscar, de temporada de prêmio, e o que eu posso dizer é que eu estou trabalhando muito para divulgar 'O Agente Secreto', um filme brasileiro, um produto cultural do Brasil, que viaja e leva as ideias do Brasil por aí afora. A Neon organizou uma agenda muito pesada, dramática e maravilhosa de viagens e sessões especiais e festivais", contou.
O thriller de Kleber Mendonça Filho foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar -- ou seja, ele pode concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional.
Para além disso, "O Agente Secreto" está cotado por diversos veículos internacionais especializados em cinema para outras categorias na premiação, entre elas Melhor Filme, Direção, Roteiro Original e Ator (Wagner Moura).





0 commentarios:
Postar um comentário