Tecnologia do Blogger.
7.11.25

Cidades do Sertão da Paraíba registram calor de até 40°C, diz Aesa

Aesa registra temperaturas de até 40°C em cidades do Sertão da Paraíba; massa de ar seco intensifica o calor neste início de novembro.

O mês de novembro começou com temperaturas elevadas na Paraíba, alcançando 40°C em diversas cidades do Sertão, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) divulgados nesta quarta-feira (5). O calor intenso é consequência da atuação de uma massa de ar seco sobre o Nordeste brasileiro, conforme explicou o meteorologista Heitor Alves.

 

Calor extremo atinge cidades do Sertão

Os registros oficiais da Aesa confirmaram o calor extremo em cinco municípios paraibanos, com marcas próximas ou iguais a 40°C. As cidades mais quentes foram:

  • Itaporanga: 40,0°C

  • Patos: 39,9°C

  • São Mamede: 39,7°C

  • Santana dos Garrotes: 39,5°C

  • Sousa: 39,2°C

De acordo com o meteorologista Heitor Alves, o aumento gradual das temperaturas é característico da primavera, mas vem sendo potencializado pela massa de ar seco que atua sobre a região.

 

“Nesse começo de mês de novembro há a presença de uma massa de ar seco atuando sobre essa parte central do Nordeste Brasileiro”, explicou.

 

Calor deve persistir até o fim de semana

Heitor Alves afirmou que o sistema deve continuar influenciando o clima até o fim de semana, mantendo as temperaturas próximas dos 40°C no Sertão.

 

“Há previsão da persistência desse sistema atuando até esse fim de semana. Quanto às temperaturas, são esperadas sim, temperaturas elevadas, com a máxima podendo chegar próxima dos 40°C no Sertão Paraibano”, destacou.

 

Mesmo com o calor intenso, o meteorologista observou que a tendência é de redução gradual das máximas nos próximos períodos.

 

“Essa massa de ar seco tende a perder força ao passar dos dias, daí volta à normalidade, que para o Sertão já é quente para essa época do ano”, afirmou.

 

Registros não oficiais e sensação térmica

Moradores relataram temperaturas ainda mais elevadas, com aplicativos marcando até 43°C em Uiraúna e um termômetro de rua registrando 46°C em Patos. Entretanto, Heitor Alves alertou que esses valores não devem ser considerados oficiais.

 

“O valor registrado ali pode não representar bem; na maioria das vezes o equipamento superestima ou subestima os valores”, explicou.

 

O meteorologista também destacou que não é possível medir com precisão a sensação térmica nas cidades paraibanas, devido às variações locais.

 

“Locais asfaltados podem causar essa sensação de estar mais quente”, completou.

 

Segundo a Aesa, o calor deve continuar intenso até o fim de semana, especialmente no Sertão da Paraíba. Apesar da expectativa de leve queda nas temperaturas nos próximos dias, os meteorologistas alertam para a necessidade de hidratação constante e cuidados com a exposição prolongada ao sol durante o período de calor extremo.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Cidades do Sertão da Paraíba registram calor de até 40°C, diz Aesa Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco