Tecnologia do Blogger.
14.10.25

São Paulo é denunciado no STJD por cantos homofóbicos no clássico

Torcida do São Paulo entoou cânticos homofóbicos contra o Corinthians no Morumbis. Julgamento no STJD ocorre nesta sexta-feira (17).

O São Paulo foi denunciado no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por cantos homofóbicos entoados por sua torcida durante o clássico contra o Corinthians, realizado em 19 de julho, no estádio do Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O julgamento está marcado para esta sexta-feira (17).

 

A denúncia se baseia no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que trata de atos discriminatórios relacionados a preconceito de raça, sexo, cor, origem, entre outros. Apesar de o árbitro Anderson Daronco não ter registrado o episódio na súmula, o Corinthians formalizou a queixa à CBF, ao STJD e à FPF.

 

O clube anexou ao ofício vídeos que mostram o cântico homofóbico entoado por torcedores são-paulinos na reta final do segundo tempo. A letra faz referência pejorativa a ex-jogadores do Corinthians, utilizando estereótipos ofensivos. No documento, o Corinthians pede "medidas exemplares" para responsabilizar os envolvidos e evitar a repetição de situações semelhantes.

 

Casos anteriores similares foram punidos pela Justiça Desportiva. Em 2023, o próprio Corinthians foi sancionado pela mesma infração e teve que jogar com portões fechados contra o Vasco. Já em junho deste ano, o Palmeiras recebeu multa de R$ 80 mil por cânticos homofóbicos contra o atacante Ángel Romero. Na época, o Corinthians considerou a pena branda e manifestou insatisfação por meio de ofício.

 

O desfecho do julgamento poderá influenciar a forma como o STJD lidará com episódios de homofobia nos estádios nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: São Paulo é denunciado no STJD por cantos homofóbicos no clássico Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco