Tecnologia do Blogger.
24.10.25

Polícia Civil prende cinco suspeitos de golpe do falso advogado em operação nacional

Polícia Civil de SC prende cinco pessoas no Ceará por golpe do falso advogado que enganava vítimas com processos judiciais.

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, nesta quinta-feira (23), cinco pessoas suspeitas de integrar uma associação criminosa especializada no golpe do falso advogado. As prisões ocorreram no Ceará durante a Operação Litis Simulatio, que contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e das polícias civis do Ceará e do Rio de Janeiro.

 

De acordo com as investigações, o grupo criminoso tinha como principais alvos pessoas com processos judiciais em andamento, especialmente ações previdenciárias, precatórios e requisições de pequeno valor.

 

A apuração começou após uma denúncia feita por uma vítima de Florianópolis, que acreditou estar pagando taxas e custas processuais inexistentes em um processo contra o Estado. A mulher chegou a transferir cerca de R$ 270 mil aos criminosos, que se apresentavam como advogados ou secretárias de escritórios fictícios.

 

Esquema do golpe:

Segundo a Polícia Civil, os investigados utilizavam dados reais de advogados catarinenses obtidos em ambientes virtuais, por meio de vazamento de informações. De posse desses dados, eles entravam em contato com as vítimas alegando um suposto “ganho de causa” e as convenciam a realizar transferências bancárias, sob o pretexto de liberar valores judicialmente.

 

“Durante as investigações, apurou-se que os envolvidos daquele estado [do Ceará] levantavam informações verdadeiras sobre advogados catarinenses, em ambientes virtuais, especialmente, por meio de vazamento de dados e, em posse de informações sobre processos judiciais e clientes destes escritórios, contatavam as vítimas informando sobre um possível 'ganho de causa', as quais mediante engano eram induzidas a realizar transferências sobre o pretexto dos valores poderem ser liberados judicialmente”, informou a Polícia Civil de Santa Catarina em nota.

 

Crimes e penas:

Os suspeitos poderão responder por estelionatoassociação criminosa e, conforme o avanço das apurações, lavagem de dinheiro.
Em caso de condenação, as penas podem ultrapassar 15 anos de prisão, além de multas e perda dos bens obtidos com as fraudes.

 

Ações da operação:

Além das prisões, a Polícia Civil cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nos estados envolvidos, com o objetivo de recolher documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais relacionados às fraudes.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Polícia Civil prende cinco suspeitos de golpe do falso advogado em operação nacional Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco