Os próximos Jogos Olímpicos de Verão acontecerão em Los Angeles, Estados Unidos, de 14 a 30 de julho de 2028. Esta será a terceira vez que a cidade sediará o evento. As novidades incluem esportes urbanos, como skate, surf e breakdance, e forte foco em sustentabilidade e inclusão social
A medida que a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles começa, a expectativa está aumentando não apenas para os atletas, mas para os próprios esportes. Cada ciclo olímpico traz mudanças, e desta vez certamente não é diferente. A programação de competições promete celebrar a tradição ao mesmo tempo em que abraça a inovação, com novos esportes fazendo sua estreia e outros saindo de cena.
Seja você um fã de adrenalina ou de uma modalidade consagrada, os Jogos de 2028 estão prontos para agitar as coisas.
Como os esportes são escolhidos?
Esportes são escolhidos para as Olimpíadas com base em sua popularidade global e ampla participação. O Comitê Olímpico Internacional (COI) considera o número de países e atletas competindo regularmente no esporte.
Amplamente praticado
A Carta Olímpica especifica que, para um esporte ser aceito, ele deve ser amplamente praticado por homens em pelo menos 75 países em quatro continentes e por mulheres em pelo menos 40 países em três continentes.
Lacrosse
Pela primeira vez desde 1908, o lacrosse será apresentado como um esporte nas Olimpíadas de Verão. O retorno do esporte provavelmente contará com o formato rápido e encurtado chamado "Sixes", que é projetado para ser mais dinâmico e atraente de se ver ao espectador.
Lacrosse é um esporte de equipe jogado com uma pequena bola de borracha e um bastão de cabo longo com uma bolsa de rede, conhecido como crosse. O objetivo é marcar pontos atirando a bola na rede do adversário. A modalidade combina elementos de hóquei, futebol e basquete, exigindo agilidade, velocidade e trabalho em equipe.
O lacrosse só foi destaque em dois Jogos Olímpicos no passado, um em 1904 e outro em 1908. Em ambas as Olimpíadas, o Canadá levou para casa a medalha de ouro, então muitos fãs estarão atentos em 2028 para ver se o país levará para casa uma terceira.
Críquete
O críquete retornará às Olimpíadas de Verão em 2028, após mais de um século de ausência. O esporte foi jogado pela última vez nos Jogos em 1900, quando a Grã-Bretanha levou para casa a medalha de ouro. A inclusão do críquete se concentrará no formato T20, uma versão mais curta e dinâmica do jogo.
Críquete é um esporte de taco e bola jogado entre dois times, tradicionalmente compostos por 11 jogadores cada. O objetivo do esporte é marcar mais corridas do que o time adversário, com uma partida dividida em innings (entradas) onde cada time alterna entre rebater e defender.
Além da Grã-Bretanha, o único outro país que jogou críquete nos Jogos de 1900 foi a França. Sua inclusão nas Olimpíadas de 2028 é vista como um movimento significativo para globalizar o esporte.
Beisebol
O beisebol tem tido uma história bastante tumultuada nas Olimpíadas de Verão. O esporte estreou não oficialmente nos Jogos de 1900 em Paris, mas só se tornou oficial em 1992, depois da qual foi excluído três vezes. A modalidade não foi destaque nas Olimpíadas deste ano, mas retornará com força total em 2028.
Assim como o críquete, o beisebol é um esporte de taco e bola jogado entre dois times de nove jogadores que se revezam rebatendo e defendendo. O objetivo é marcar corridas batendo na bola e correndo ao redor de quatro bases dispostas em um formato de diamante no campo.
Como Los Angeles sediará os Jogos em 2028, a inclusão do beisebol é vista como um aceno às raízes americanas do esporte. No entanto, não está claro se a modalidade ficará de vez no palco olímpico depois disso.
Softball
O softball foi introduzido pela primeira vez nas Olimpíadas em 1996 e, assim como o beisebol, foi excluído dos Jogos de 2012, bem como dos Jogos de 2016 e 2024. Das cinco aparições olímpicas que o esporte fez, os Estados Unidos ganharam a medalha de ouro três vezes.
O softball é bem parecido com o beisebol, mas jogado com uma bola maior em um campo menor. É jogado predominantemente por mulheres no nível olímpico. O jogo consiste em sete innings (tempos), com equipes alternando entre rebatidas e defesas, visando marcar corridas batendo na bola e circulando as bases.
O retorno do softball às Olimpíadas é visto como vital para o crescimento do esporte, particularmente nos Estados Unidos e no Japão, onde o esporte tem muitos seguidores. A modalidade tem sido defendida como um promotor da igualdade de gênero nos esportes, já que é apenas para atletas mulheres.
Flag football
O flag football (futebol de bandeira em tradução livre) fará sua estreia nas Olimpíadas de Verão de 2028 em Los Angeles. O esporte é uma variante sem contato do futebol americano e segue a tendência mais ampla de introduzir esportes populares entre os públicos mais jovens.
Em vez de atacar o portador da bola como os jogadores fariam no futebol americano, os jogadores de flag football visam remover uma bandeira presa à cintura do portador. É um esporte rápido e voltado para a habilidade que enfatiza velocidade, agilidade e trabalho em equipe.
O futebol americano é o único esporte profissional importante nos EUA que não é uma modalidade oficial nas Olimpíadas. Uma das razões pelas quais ele continua assim é por causa do alto risco de lesões do esporte.
Squash
Assim como o flag football, o squash também fará sua estreia olímpica em 2028. Surpreendentemente, o esporte já havia sido rejeitado quatro vezes no passado, o que torna sua inclusão ainda mais emocionante.
Squash é um esporte de raquete praticado por dois jogadores (ou quatro em duplas) em uma quadra de quatro paredes. Os jogadores se revezam batendo uma pequena bola de borracha contra a parede frontal, com o objetivo de dificultar o retorno do oponente. O squash requer preparo físico intenso, reflexos rápidos e posicionamento estratégico do golpe.
O squash já é uma modalidade regular em vários eventos multiesportivos ao redor do mundo, incluindo os Jogos Asiáticos, os Jogos da Commonwealth e os Jogos Mundiais.
Breakdance
Curiosamente, o breakdance (profissionalmente conhecido como breaking) não será incluído na lista para as Olimpíadas de Verão de 2028. Muitos fãs ficaram chocados e confusos com isso, especialmente porque o break foi praticado pela primeira vez nos Estados Unidos no final dos anos 1960.
Breaking é uma forma dinâmica de dança de rua que envolve movimentos corporais intrincados, giros, cambalhotas e footwork (conjunto de movimentos com pés e pernas) estilizado. Os competidores, conhecidos como "b-boys" e "b-girls", são julgados por sua criatividade, técnica e desempenho em batalhas frente a frente.
O evento de breakdance estreou nas Olimpíadas de Paris 2024, mas a modalidade recebeu muita publicidade negativa após a performance criticada de uma das atletas, Rachael Gunn (competitivamente conhecida como Raygun). A atleta australiana não recebeu nenhum ponto dos juízes.
Pentatlo moderno
O pentatlo moderno faz parte das Olimpíadas desde 1912, mas os Jogos de 2028 verão uma mudança significativa feita no esporte. A disciplina tradicional de equitação será substituída por corrida de obstáculos, semelhante ao que você pode ver em 'American Ninja Warrior'.
O pentatlo moderno é um evento multidisciplinar que tradicionalmente consiste em esgrima, natação, equitação, tiro e corrida. O esporte foi criado para testar as habilidades de um soldado ideal, combinando resistência, precisão e versatilidade.
O Comitê Olímpico Internacional deu passos enormes nos últimos anos para injetar nova energia nos Jogos e torná-los mais atraentes para públicos mais jovens. As mudanças no evento de pentatlo moderno são um dos poucos exemplos disso.
Boxe
O boxe tem sido um esporte olímpico em quase todas as Olimpíadas de Verão desde que foi introduzido em 1904, mas o esporte ainda não foi aprovado para a lista olímpica de 2028. Em 2023, o COI parou de reconhecer a Associação Internacional de Boxe, o que significa que eles devem aprovar um novo órgão regulador para o esporte antes de incluí-lo na lista.
Boxe é um esporte de combate em que dois atletas competem em um ringue, trocando socos enquanto desviam dos golpes do oponente. O objetivo é superar o oponente ou conseguir um nocaute dentro dos rounds definidos.
Desde sua introdução, o boxe só foi excluído de um dos Jogos, que foram as Olimpíadas de Verão de 1912 em Estocolmo. Curiosamente, a razão pela qual foi excluído é porque a lei sueca havia banido o esporte na época.
Fontes: (The Washington Post) (HuffPost) (The Olympics) (Britannica)
Por: NotíciasaoMinuto
Por: NotíciasaoMinuto





0 commentarios:
Postar um comentário