CBF homenageia o Grêmio e entrega o troféu da Supercopa do Brasil de 1990, reconhecendo oficialmente o título 35 anos depois.
A CBF entregou nesta quarta-feira (data não informada) ao Grêmio o troféu da Supercopa do Brasil de 1990, em cerimônia realizada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). A ação, liderada pelo presidente da entidade, Samir Xaud, marca o reconhecimento oficial do título conquistado pelo clube gaúcho há 35 anos.
Durante o evento, Samir Xaud destacou que a iniciativa faz parte do processo de reparação histórica conduzido pela atual gestão da CBF. “Mais uma reparação importante para o futebol brasileiro. Essa é uma das características dessa nova gestão. Começamos com o Coritiba e agora com o Grêmio, que teve seus méritos para ganhar. Estamos fazendo uma reparação de 35 anos para os atletas que jogaram, que fizeram parte, isso é muito importante”, afirmou.
O dirigente também ressaltou o compromisso da instituição em corrigir injustiças do passado. “A CBF, como entidade máxima do futebol brasileiro, nesta nova gestão, está tratando de reparar todos os erros que aconteceram no passado e que estão ao nosso alcance resolver. Então estamos hoje, aqui no Grêmio, para entregar essa taça merecida e deixar os ex-atletas felizes”, completou.
A homenagem contou com a presença de ex-jogadores campeões em 1990, como Almir, Darci, Fabio Lima, Géverton, Ion, João Antonio, Luis Fernando, Luís Eduardo, Mazaropi, Vilson e Wolnei Caio.
A CBF já havia realizado ação semelhante em agosto, quando entregou medalhas aos ex-jogadores do Coritiba pelo título brasileiro de 1985.
Contexto histórico:
O Grêmio conquistou a Supercopa do Brasil de 1990 após enfrentar o Vasco da Gama — campeão brasileiro de 1989 — em partidas válidas também pela fase de grupos da Libertadores daquele ano. No duelo de ida, o Tricolor venceu por 2 a 0 no Estádio Olímpico Monumental, com gols de Nilson e Darci. O jogo de volta, disputado em São Januário, terminou empatado sem gols, garantindo o título ao clube gaúcho.
Entre os presentes, destacou-se Luiz Felipe Scolari, atual coordenador técnico do Grêmio e técnico campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002. Felipão celebrou a homenagem e o reencontro com antigos companheiros.
“É uma alegria reencontrar alguns dos meus ex-jogadores, ex-presidentes e o Samir, que vem conduzindo muito bem essa gestão. Esse reconhecimento da CBF é maravilhoso neste momento que estamos vivendo no Grêmio. Agradeço a todos pela gentileza e por devolverem ao clube o que era dele por direito”, afirmou.





0 commentarios:
Postar um comentário