UTI neonatal do Hospital das Clínicas da UFMG foi transferida após foco de piolhos de pombos. Nenhum bebê foi infectado, diz administração.
Pacientes da UTI neonatal do Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, foram transferidos para outra área da unidade após um foco de piolhos de pombos ser registrado na terça-feira (26).
Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do hospital, a ocorrência foi pontual em uma área que não era ocupada pelos bebês. A administração informou ainda que nenhum paciente foi infectado.
“Como ação adicional de segurança, os pacientes foram transferidos provisoriamente para outra área física dentro do hospital, onde continuam a receber toda assistência e cuidados”, declarou a Ebserh em nota.
O setor passou por dedetização na terça-feira e a expectativa é que os bebês retornem à UTI neonatal nesta quinta-feira (28). A direção também informou que intensificou a frequência da higienização em toda a unidade, reforçou barreiras físicas para evitar a aproximação de aves e repassou orientações preventivas a colaboradores e familiares.
A gestão do hospital avalia ainda contratar serviço de falcoaria, prática que utiliza aves de rapina, como falcões e gaviões, para afugentar pombos. O método já é adotado em outras unidades de saúde da capital, como a Santa Casa e o Hospital João XXIII.
De acordo com a administração, o aumento da presença de aves no entorno tem relação com o acúmulo de resíduos e restos de alimentos nas ruas próximas ao hospital. Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte, responsável pela limpeza urbana, não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Por Redação
0 commentarios:
Postar um comentário