Paraíba recebe 49 médicos do Mais Médicos; três atuarão com indígenas. Ação visa ampliar atenção primária em regiões vulneráveis.
A Paraíba recebeu o reforço de 49 médicos por meio do programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação da cobertura da atenção primária em áreas de maior vulnerabilidade social. Três profissionais foram alocados no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, que atende comunidades indígenas de difícil acesso.
Os demais médicos atuarão em equipes de Saúde da Família em diversos municípios paraibanos, fortalecendo o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). A chegada dos profissionais integra a nova etapa do programa, que selecionou 3.173 médicos para atuação em 1.618 municípios e 26 DSEIs em todo o país, em um edital com número recorde de inscritos: mais de 45 mil candidatos.
Desde 2 de julho, médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) começaram a se apresentar aos locais de trabalho. Já os médicos brasileiros com formação no exterior participarão do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) a partir de 4 de agosto, treinamento voltado à atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes.
De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, o programa não apenas amplia o acesso à saúde, mas também investe na qualificação dos profissionais. “São mais de 3 mil profissionais que iniciam suas atividades dentro do Mais Médicos, qualificando o atendimento na atenção primária e reduzindo o tempo de espera. O programa também oferece oportunidades de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família”, afirmou.
A distribuição das vagas levou em consideração o cenário atual da demografia médica no Brasil, conforme estudo realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a USP e a Associação Médica Brasileira (AMB). A maior parte das vagas foi destinada a municípios de pequeno porte (75,1%), seguidos por cidades de médio (11,1%) e grande porte (13,8%).
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,7 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios, cobrindo 94% do território nacional. A meta do programa é alcançar 28 mil médicos, garantindo assistência a mais de 63 milhões de brasileiros.
Por Redação
0 commentarios:
Postar um comentário