Inmet alerta para ventos costeiros e queda de temperatura em sete estados. Chuvas intensas continuam até segunda-feira no Sul do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (29) dois alertas laranja por ventos fortes e queda acentuada de temperatura. Os avisos abrangem a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de indicar frio intenso em sete estados até segunda-feira (30).
O alerta laranja, segundo mais grave na escala do Inmet, representa risco à população. O primeiro aviso, referente aos ventos costeiros, é válido até às 3h da madrugada de segunda-feira (30). A previsão é de forte movimentação de dunas sobre construções na orla, especialmente na Grande Florianópolis, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Sudeste Rio-Grandense, Vale do Itajaí e Nordeste Rio-Grandense.
O segundo alerta, de onda de frio, vai até as 23h59 de segunda-feira e abrange sete estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. A queda de temperatura pode ultrapassar os 5 °C nesses locais.
Além do frio, o Inmet prevê chuvas intensas para o Sul do país. Um novo sistema frontal, formado neste domingo, deve ampliar as instabilidades principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados superiores a 100 mm. Também estão previstas rajadas de vento e ocorrência de raios.
Durante a noite de domingo, as áreas de maior instabilidade devem se concentrar em Santa Catarina, Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. A tendência é de enfraquecimento da chuva no Rio Grande do Sul na segunda-feira, mas ainda haverá precipitações localizadas em partes do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
O Inmet alerta que novas instabilidades podem atingir o Rio Grande do Sul entre terça-feira (1º) e quarta-feira (2). A população deve acompanhar as atualizações dos avisos meteorológicos e adotar medidas de segurança diante das condições climáticas adversas.
Por Redação
0 commentarios:
Postar um comentário