Essa virose estomacal está reaparecendo...
Os meses mais frios são tradicionalmente o prenúncio de doenças de inverno, como a gripe. Mas o norovírus também entrou para a lista das condições mais propícias e dolorosas da estação. Essa infecção extremamente contagiosa causa vômitos e diarreia e pode infectar pessoas de todas as idades, mas especialmente os mais jovens e os idosos.
Mas o que causa esse vírus angustiante e como ele pode ser tratado? Clique para saber tudo o que você precisa saber sobre o norovírus.
O que é norovírus?
Norovírus, também chamado de "vírus do vômito de inverno", é uma condição estomacal desagradável. É a causa mais comum de gastroenterite.
Sem relação com a gripe
O norovírus também é às vezes chamado de gripe estomacal, mas não está relacionado ao vírus influenza.
Extremamente infeccioso
O norovírus é muito contagioso, causando vômitos e diarreia.
Desidratação
Vômitos e diarreia frequentes podem levar à desidratação, cujos sintomas incluem diminuição da micção, boca e garganta secas e sensação de tontura ao se levantar.
Perigo para as crianças
Preste atenção especial a crianças com norovírus. Jovens desidratados podem chorar com poucas ou nenhuma lágrima e ficar anormalmente sonolentos ou agitados.
Problemas de estômago
O norovírus é uma condição extremamente desagradável e angustiante, frequentemente acompanhada de dor de estômago.
Sentindo-se mal
Pessoas infectadas pelo norovírus geralmente apresentam dor de cabeça e febre alta.
Experiência dolorosa
Dor, principalmente nos braços e pernas, também é um sintoma do vírus.
Gastroenterite aguda
Dor e desconforto também atingem a barriga. O norovírus causa inflamação do estômago ou intestinos. Isso é chamado de gastroenterite aguda.
Não existe segurança em multidões
O norovírus se espalha facilmente. Você pode pegar o vírus por meio de contato próximo com uma pessoa infectada.
Quando surgem os sintomas do norovírus?
Uma pessoa geralmente desenvolve os sintomas dentro de um a dois dias após ser infectada.
Ambientes cheios de pessoas
Hospitais, casas de repouso, creches e escolas são típicos dos ambientes fechados e lotados onde o vírus está mais propício para se desenvolver e se espalhar.
Férias
E ninguém está imune nem nas férias. Albergues, hotéis e navios de cruzeiro também servem como potenciais criadouros do norovírus.
Superfícies infectadas
Tocar em objetos ou superfícies contaminadas com norovírus e depois colocar os dedos na boca pode transmitir a doença.
Cuidado ao preparar alimentos
Comer alimentos preparados ou manuseados por alguém com norovírus é outra maneira de contrair o vírus.
Fácil contaminação
Na verdade, o norovírus pode facilmente contaminar alimentos e água. São necessárias apenas algumas partículas do vírus para deixar alguém doente.
Sem tratamento
Não há medicamento específico para tratar pessoas com doença de norovírus. A infecção não pode ser contida com antibióticos, porque é um vírus.
Reidratação
O primeiro passo para combater os efeitos do norovírus é ingerir bebidas ou alimentos ricos em água para repor os líquidos perdidos por meio de vômitos e diarreia.
Beba bastante água
Certifique-se de que crianças com norovírus também bebam bastante água. Leite, suco de fruta e chá também podem ajudar a repor nutrientes e minerais importantes.
Quem está mais vulnerável?
Os idosos correm mais risco de complicações resultantes do norovírus, principalmente desidratação. Quem sofre de insuficiência renal aguda e problemas cardíacos também está mais vulnerável à doença.
Sintomas e complicações
Crianças e adolescentes, pessoas com problemas de saúde subjacentes e os imunocomprometidos também correm maior risco de apresentar sintomas graves e complicações decorrentes do vírus.
Quando consultar um médico
Complicações entre adultos saudáveis são menos comuns. Normalmente, o doente deve começar a se sentir melhor em dois a três dias. Mas se os sintomas persistirem, é hora de procurar um médico.
Regra dos três dias
É recomendado consultar um médico depois de três dias se o vômito persistir e o doente não conseguir engolir nada.
Diarreia
Da mesma forma, sofrer de diarreia por mais de 72 horas indica um problema potencialmente sério.
Manchas de sangue
E sangue encontrado em vômito ou cocô deve ser considerado uma emergência médica.
Prevenção da propagação do norovírus
Praticar uma boa higiene é o segredo para evitar que o norovírus se instale. Sempre lave bem as mãos com água e sabão após usar o banheiro ou trocar fraldas.
Lave sempre as mãos
Da mesma forma, crie o hábito de lavar as mãos antes de comer, preparar ou manusear alimentos.
Manuseio de medicamentos
Também é importante lavar as mãos antes de se automedicar ou dar remédio a outra pessoa.
Limpar e desinfetar
Limpe e desinfete superfícies regularmente — e imediatamente após alguém vomitar ou ter diarreia. Coloque luvas de borracha ou descartáveis e use um produto de limpeza potente à base de alvejante. Também vale a pena considerar usar uma máscara cirúrgica ao fazer isso. Os géis de álcool para as mãos não matam o norovírus.
Lave bem a roupa
A higiene doméstica se estende à lavagem completa da roupa. Roupas e lençóis sujos com vômito ou fezes exigem atenção especial. Manuseie com cuidado e lave na configuração de temperatura mais alta.
O vírus pode persistir
Lembre-se de que os vírus continuam a ser eliminados após o desaparecimento dos sintomas e que a eliminação ainda pode ser detectada muitas semanas após a infecção. Portanto, é aconselhável manter sua rotina de higiene.
Fontes: (NBC News) (Reuters) (CDC) (Infectious Disease Clinics of North America) (NHS)
0 commentarios:
Postar um comentário