Tecnologia do Blogger.
16.7.21

Aviso de protesto em Tóquio deixa trabalhadores da Olimpíada em alerta

 

Uma manifestação foi marcada para começar às 19h30 na região da Triton Square

DANIEL E. DE CASTRO, CAMILA MATTOSO E LEANDRO COLON

TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - O aviso de que um "grande protesto" ocorreria perto da Vila Olímpica de Tóquio na noite desta sexta-feira (16) deixou trabalhadores dos Jogos em alerta durante o dia.

Uma manifestação foi marcada para começar às 19h30 na região da Triton Square, que reúne prédios comerciais, um shopping center e uma praça pública a poucos quarteirões do local que hospeda as delegações olímpicas.

"A todos os funcionários, prestem bastante atenção ao sair da Vila Olímpica após as 19h30 de hoje e sigam as instruções dos seguranças no local", dizia o comunicado entregue pelos organizadores dos Jogos.

Pouco depois do horário marcado, a manifestação reunia cerca de uma centena de participantes e muitos policiais que foram deslocados para as proximidades. Nos cartazes era possível ler frases em inglês dizendo que a "Olimpíada mata" e com o lema "NOlympics anywhere".

A frase indica a participação de um grupo ativista que costuma protestar contra a existência dos Jogos de uma forma geral, não apenas por causa de sua realização em meio à pandemia da Covid-19.

Pesquisas de opinião nos últimos meses mostraram que a maioria da população japonesa não queria a competição no país neste momento. Seus pleitos não foram atendidos, e o megaevento começará na próxima semana, sem a presença de público na grande maioria das arenas.

Milhares de atletas, membros de delegações e jornalistas estrangeiros desembarcaram em Tóquio desde a última semana. Nesta sexta, pelo terceiro dia seguido, a cidade ultrapassou a marca de 1.000 novos casos de Covid-19, com 1.271.

Embora exista uma grande resistência da população em relação a um evento do qual ela praticamente não poderá usufruir e que preocupa do ponto de vista sanitário, a insatisfação tem sido majoritariamente silenciosa até este momento.

POR FOLHAPRESS

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Aviso de protesto em Tóquio deixa trabalhadores da Olimpíada em alerta Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco