Sancel
28.4.21

Mais de 75 mil pessoas já receberam a vacina contra gripe na Paraíba; Primeira fase da campanha vai até 5 de maio

 Depois será a vez de outros grupos, como idosos de 60 anos e professores. A segunda etapa, acontece de 11 de maio a 5 de junho.

A primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza na Paraíba já vacinou 60.711 crianças, o que equivale a 19,4% de cobertura vacinal, 11.111 trabalhadores de saúde (10%), 1.352 puérperas (19%) e 2.124 indígenas que vivem em áreas demarcadas (13,5%), um total de 75.298 pessoas. Essa etapa que tem esses grupos como prioritários vai até o dia 05 de maio. Este ano, em função da vacinação contra a Covid-19, os idosos a partir de 60 anos serão imunizados na segunda etapa da campanha, que começa no dia 11 de maio e vai até 8 de junho. Os professores também deverão ser contemplados nesta etapa.

De acordo com informações obtidas pelo ClickPB, a Campanha de Vacinação contra Influeza começou no dia 11 de abril e, até o momento, o grupo das gestantes foi o que mais se vacinou na Paraíba. Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) mostram que a cobertura deste grupo prioritário é de 20,6%, ou seja, 8.929 mulheres já foram imunizadas contra gripe. 

Segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a meta da campanha é vacinar 1.507.993 paraibanos. Até o momento, o estado tem o total de 84.357 doses aplicadas. Ele reforça a importância dos grupos prioritários tomarem a vacina pelo fato de que a gripe também pode se agravar. Manter a cobertura vacinal acima da meta de 90% pode diminuir o número de internações e evitar óbitos. 

Já na terceira etapa, no período de 9 de junho a 9 de julho, poderão ser imunizadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Mesmo com o início de uma nova etapa, as pessoas incluídas nos grupos anteriores podem continuar recebendo a vacina da mesma forma.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) orienta a população que está entre os grupos prioritários para tomar vacina contra Covid-19 e também a da gripe respeitando o intervalo de 14 dias de um tipo de vacina para outra.

Sobre a diferença dos sintomas entre a gripe comum, o resfriado e a Covid, Geraldo Medeiros afirma que, inicialmente, as pessoas manifestam sintomas muito parecidos, mas destacou que um médico experiente tem maior probabilidade de identificar o diagnóstico correto. 

Em sua avaliação, a influenza se caracteriza com uma história clínica de febre, moleza, falta de apetite, coriza. "Com relação à covid, se acrescentam a essas queixas da gripe comum a perda do olfato e a perda do paladar, além do desconforto respiratório e tosse. Já o resfriado tem um quadro mais atenuado. A diferença entre o resfriado e a gripe é que nós temos um quadro de febrícula, que permanece no máximo 48 horas, que é a febre baixa, e o doente mantém suas atividades habituais com sintomas leves”, explica.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Mais de 75 mil pessoas já receberam a vacina contra gripe na Paraíba; Primeira fase da campanha vai até 5 de maio Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco