Tecnologia do Blogger.
12.1.21

Caixa misteriosa volta a ser encontrada em praia do Nordeste após mais de um ano

 Objeto foi localizado na Praia do Leão. O ICMBio estuda alternativa para recolher o material, que é similar a um fardo de borracha.

Depois de mais de um ano, um objeto similar a um fardo de borracha voltou a ser encontrado na Praia do Leão, em Fernando de Noronha. O fotógrafo Fábio Borges identificou a caixa misteriosa no domingo (10).

“Essa caixa está na areia, logo que termina a trilha. Eu imagino que deve ser recente, porque acredito que o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) deve remover esse objeto”, falou Borges.

O instituto já tem a informação sobre a existência da caixa, que está na área do Parque Nacional Marinho, região de responsabilidade do ICMBio. Os servidores do órgão deram início ao planejamento para remoção da caixa.

“Esse objeto é muito pesado, tem mais de 50 quilos. Nós acreditamos que é muito complicado remover pela trilha. Por isso, demos início ao planejamento para recolher esse fardo por mar. Devemos chegar com uma lancha, retirar da areia e recolher por via marítima até o Porto de Santo Antônio”, informou o chefe substituto do ICMBio em Noronha, Marcos Aurélio da Silva.

Segundo Marcos Aurélio, depois de recolher o material o registro e um relatório serão encaminhados para a direção do instituto, em Brasília.

O objeto vai ser guardado no almoxarifado. Nesse espaço estão outras três caixas do mesmo material, recolhidas em outubro de 2019 nas praias do Leão, Sueste e Atalaia.

Quando os primeiros objetos foram encontrados o coordenador de Pesquisa e Manejo do ICMBio, Ricardo Araújo, afirmou que os objetos eram fardos de borracha e que o material deveria ser de um navio que afundou nos anos 1940.

O material tem as mesmas características dos fardos encontrados em praias do litoral nordestino. Segundo pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), os fardos encontrados em 2019 são de um navio alemão que naufragou no litoral do Nordeste em 1944.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Caixa misteriosa volta a ser encontrada em praia do Nordeste após mais de um ano Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco