Tecnologia do Blogger.
23.12.20

Aplicação das duas doses da vacina da covid-19 pode variar entre 15 a 30 dias, diz coordenador de imunização de João Pessoa

 Segundo ele, algumas dúvidas como contraindicações só serão sanadas após divulgação de normativa técnica a ser lançada pelo Ministério da Saúde.

Assim como acontece na vacinação de outras doenças, as vacinas da Covid-19 terão normativas diferenciadas que cada laboratório vai indicar na bula. É o que avalia o coordenador de imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Fernando Virgulino, durante entrevista ao ClickPB. A aplicação das duas doses terá um tempo de intervalo de 15 a 30 dias, a depender do laboratório de cada vacina.  

Segundo ele, algumas dúvidas como contraindicações só serão sanadas após divulgação de normativa técnica a ser lançada pelo Ministério da Saúde. 

"Muitas dúvidas já são levantadas quando o assunto é a vacinação contra a covid-19, e elas só poderão ser esclarecidas em sua totalidade com a divulgação da norma técnica que será lançada pelo Ministério da Saúde", disse, relatando que ainda não foi divulgada nem mesmo a previsão de lançamento do documento. "Estamos todos no aguardo, até porque vai depender dessas normas técnicas os protocolos que serão adotados nas imunizações como a questão da contraindicação entre outros detalhes", explicou. 

"Sabemos que quem está com febre, ou com sintomas gripais não poderá tomar. Já que assim como outras vacinas, com o sistema imunológico alterado pode ser que haja associação da piora do quadro em torno da vacina. São mais de 10 tipos de vacina que estão na terceira fase para ser concluída. Então cada uma terá sua bula especificando os procedimentos e contraindicações", reforçou.

Até o momento, apenas a não recomendação para grávidas e lactantes é que foi oficializada por ainda não se ter testes concluídos nesses grupos. A informação foi anunciada pela farmacêutica norte-americana Pfizer explicando em bula que o imunizante não deve ser aplicado em grávidas ou mulheres que estão amamentando.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Aplicação das duas doses da vacina da covid-19 pode variar entre 15 a 30 dias, diz coordenador de imunização de João Pessoa Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco