Paraíba tem o terceiro maior PIB do Nordeste e 10º no país em crescimento acumulado

 Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), em parceria com o IBGE. ​

A Paraíba apresentou o terceiro maior PIB do Nordeste e 10º no país em crescimento acumulado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), em parceria com o IBGE. 

O crescimento acumulado do PIB paraibano, no período 2010-2018, passou a ser de 14,2%, situando-se acima dos acumulados do Brasil (5,6%) e do Nordeste (8,4%). O PIB per capita paraibano cresceu nominalmente 3,9%, passando para R$ 16.108 em 2018. 

Em 2018, a economia paraibana voltou a crescer com variação real positiva de 1,1%, demonstrando um avanço de 1,2 pontos percentuais diante do resultado anterior. O Brasil e a região Nordeste cresceram em 1,8% suas economias, porém, tiveram avanços menores, respectivamente de 0,5 e de 0,2 pontos percentuais.

A Agropecuária se destacou como o setor que mais cresceu em 2018, com uma variação em volume de 7,8%. Por outro lado, na composição do Valor Adicionado Bruto estadual sua participação ainda é pequena, somou 4,0% nesse ano.

O setor Industrial, por sua vez, permanece como segunda maior participação no Valor Adicionado bruto estadual com 15,5%. Em 2018 registrou uma variação em volume de -2,4%, menor do que a observada em 2017, (-4,5%), mostrando, portanto, uma relativa recuperação de 2,1 pontos percentuais.
 
O setor Serviços no seu total cresceu 1,5%, em 2018, e continuou contribuindo com a maior participação no VAB estadual, concentrou 80,6%. Destaca-se como sendo o que mais agrega valor para a economia paraibana.

Por ClickPB

Share on Google Plus

About Informativo em Foco

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário