Tecnologia do Blogger.
17.8.20

Secretário de Saúde diz que Paraíba ainda não atingiu imunidade de rebanho e critica aglomeração após Treze vencer o Paraibano: "tragédia sanitária"

Segundo Geraldo Medeiros, a Paraíba apresenta queda na ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) para Covid-19. Mas não é momento de relaxar nos cuidados.

O secretário criticou a comemoração da vitória do Treze, na final do Campeonato Paraibano 2020, a qual gerou aglomeração nas ruas. "Sábado em Campina ocorreu uma tragédia sanitária." (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
A Paraíba apresenta queda na ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) para Covid-19. Embora comemore ter menos casos graves da doença, o estado ainda não garantiu a 'imunidade de rebanho'. As informações foram repassadas ao portal ClickPB pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, nesta segunda-feira (17).
O secretário explicou, 30 dias atrás ao ClickPB, que a imunidade de rebanho faz com que a curva de novos casos diminua porque, quanto mais infectados já imunizados, menos o vírus se espalha e o número de contaminados vai diminuindo. Assim, chega-se à tão sonhada queda de pandemia. "Na vigência de uma pandemia quando temos uma população amplamente imunizada isso é o que a gente chama de imunidade de rebanho. Só que para o arrefecimento de uma pandemia é necessário ter de 50% a 60% da população imunizada."
Ele informou que o número de casos por dia permanece dentro de uma média. "O plateau sustentado permanece. Existe uma diminuição de percentual de leitos de UTI adulto ocupados. Imunidade coletiva ainda não atingiu níveis seguros", explicou o secretário.
Em comentário compartilhado em rede social, Geraldo Medeiros alertou os jovens para que protejam suas famílias, citando o exemplo da Europa, em que esse público tem se aglomerado e causado novo aumento no número de casos da Covid-19.
"Otimismo com prudência. Se as pessoas não entenderem que necessitamos manter os cuidados de prevenção até chegar a vacina poderá ocorrer aquilo que nós estamos visualizando na Europa. Ontem ocorreram mais de 30 mil casos novos confirmados na Europa. Os jovens estão se aglomerando,se contaminando e levando para dentro de casa o novo coronavírus, que mata principalmente os pais, avós e bisavós destes jovens", declarou ele.
O secretário criticou a comemoração da vitória do Treze, na final do Campeonato Paraibano 2020, a qual gerou aglomeração nas ruas. "Sábado em Campina ocorreu uma tragédia sanitária."
Coronavírus na Paraíba, 17 de agosto
Nesta segunda-feira, a Paraíba registrou 190 novos casos de Covid-19 e 21 óbitos confirmados desde a última atualização, 07 deles ocorridos nas últimas 24h. Até o momento, 96.223 pessoas já contraíram a doença, 53.363 já se recuperaram e 2.183, infelizmente, faleceram. Até o momento, 281.166 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 40%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 41%. Em Campina Grande, estão ocupados 36% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 55% dos leitos de UTI para adultos.
O índice de Isolamento Social foi de apenas 44,4%, considerado baixo em relação à meta de 70% e à mínima de 50%.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Secretário de Saúde diz que Paraíba ainda não atingiu imunidade de rebanho e critica aglomeração após Treze vencer o Paraibano: "tragédia sanitária" Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco