Tecnologia do Blogger.
23.7.20

Pesquisa revela que mais de 500 mil pessoas na Paraíba deixaram de procurar emprego, em junho, por conta da pandemia

Em maio, a pesquisa identificou que havia 485 mil pessoas que não procuraram emprego por esses motivos, mas que gostariam de trabalhar, o que aponta para um crescimento de quase 4% de um mês para o outro

Passa de 500 mil o número de pessoas na Paraíba que deixaram de procurar emprego em virtude da pandemia. (Foto: Reprodução)
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (23), revela que mais de 500 mil pessoas na Paraíba deixaram de procurar emprego, em junho, por conta da pandemia. O quantitativo de pessoas que não procuraram emprego por conta da pandemia ou por falta de oportunidade na localidade cresceu em relação a maio, segundo revela o levantamento.
O número de pessoas, no Estado, que não estavam ocupadas e não procuraram trabalho por conta da pandemia, ou por falta de oportunidade na localidade, mas que gostariam de trabalhar, aumentou e chegou a 504 mil em junho, segundo a Pnad Covid-19, divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira (23). Como uma versão especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), o levantamento faz parte das Estatísticas Experimentais do instituto e é realizado em parceria com o Ministério da Saúde, para acompanhar os impactos socioeconômicos da pandemia no país. 
Em maio, a pesquisa identificou que havia 485 mil pessoas que não procuraram emprego por esses motivos, mas que gostariam de trabalhar, o que aponta para um crescimento de quase 4% de um mês para o outro, com um acréscimo de 19 mil pessoas a essa categoria.
Em junho, o estado permaneceu com a 4ª menor taxa do país de participação na força de trabalho, ou seja, de pessoas que estavam empregadas ou procuraram trabalho no período de referência. O indicador, de 43,7%, caiu em relação ao observado em maio (44,6%) e só foi menor do que os registrados no Piauí (40,9%), em Alagoas (42,6%) e no Maranhão (43,6%).
Já entre aqueles que estavam trabalhando, o número dos que estavam afastados do emprego devido ao distanciamento social também diminuiu, passando de 329 mil pessoas, no primeiro mês pesquisado, para 248 mil em junho. Proporcionalmente, isso representa 19,8% da população ocupada no estado, 8º maior percentual do país.
Em relação ao trabalho remoto, houve uma pequena redução percentual no total de pessoas que estavam atuando dessa forma na Paraíba, que recuou de 16,4%, registrado em maio, para 16%, em junho. Apesar disso, esse permaneceu como o 4º maior índice do país, atrás apenas do Distrito Federal (25,8%), Rio de Janeiro (22,8%) e São Paulo (18%).
Percentual de domicílios que receberam auxílio relacionado à pandemia cresceu em junho
O percentual de domicílios que recebeu algum auxílio relacionado à pandemia em junho cresceu frente a maio, aumentando de 53,1% para 56,9%. Embora represente mais da metade das residências do estado, esse é o terceiro menor indicador da região, maior apenas do que os verificados em Sergipe (55,6%) e no Rio Grande do Norte (56,1%).
O valor médio recebido no estado foi de R$ 934. Além do auxílio emergencial – destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados – a pesquisa também considera outras formas, como a complementação do Governo pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, que permite a redução de salário e jornada por até três meses e a suspensão de contratos por até dois.
Mais de 50 mil pessoas tiveram sintomas conjugados associados à covid-19 na PB, em maio
Cerca de 52 mil pessoas apresentaram sintomas conjugados relacionados à Covid-19, em junho, na Paraíba, segundo a Pnad Covid-19. O indicador considera três grupos de sintomas, formados por aqueles que, entre os 12 pesquisados, são mais associados à presença do novo coronavírus: perda de cheiro ou de sabor; ou tosse e febre e dificuldade para respirar; ou tosse e febre e dor no peito.
O número caiu na comparação com o mês de maio, quando o levantamento estimou que 82 mil pessoas apresentaram esses sintomas conjugados. No total da população paraibana, isso representava 2,1%, proporção que caiu para 1,3% e ficou um pouco acima da média nacional (1,1%), mas abaixo da regional (1,6%). 
Entre esse grupo, houve um aumento na ida das pessoas a estabelecimento de saúde, uma vez que, enquanto em maio apenas 30,2% procuraram atendimento, em junho a pesquisa registrou um índice de 50,4%.
No total de pessoas que tiveram algum de todos os 12 sintomas pesquisados, também houve recuo, passando de 572 mil pessoas, em maio, para 432 mil, em junho. Durante a entrevista, a pesquisa questiona o morador do domicílio sobre: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor e dor muscular. Na Pnad Covid-19, quem informa se teve ou não determinado sintoma é o morador do domicílio e não se supõe que exista um diagnóstico médico sobre isso.
Percentualmente, essa retração no número de pessoas que apresentaram algum dos sintomas aponta para uma queda de 14,2% para 10,8%, em relação ao total de habitantes do estado. O levantamento indica ainda que em 78,9% desses casos as pessoas não foram a estabelecimento de saúde. 
Por ClickPB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Pesquisa revela que mais de 500 mil pessoas na Paraíba deixaram de procurar emprego, em junho, por conta da pandemia Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco