Tecnologia do Blogger.
3.3.20

Donos de clínica que usava 'pau da cura' para torturar pacientes são presos em São Paulo

Clínica em Itariri foi fechada em 2018 após denúncias de maus-tratos. Proprietários foram presos após investigação da Polícia Civil.

A clínica para tratamento de dependentes químicos foi fechada após pacientes internados pedirem ajuda e afirmarem que eram vítimas de torturas. (Foto: Reprodução)
Os donos e monitores de uma clínica de reabilitação clandestina, fechada pela Polícia Civil em 2018 após denúncias de tortura e pedido de ajuda dos próprios pacientes internados, foram presos, segundo informações da polícia divulgadas nesta terça-feira (3). 
A clínica para dependentes químicos usava um método chamado 'pau da cura' para torturar pacientes e cobrava R$ 2 mil de seus familiares. Em entrevista ao G1, o delegado Arilson Veras Brandão, responsável pelo caso, explicou a prisão dos proprietários.
Os donos da extinta clínica foram detidos durante a operação 'Internação Involuntária', acusados de praticarem os delitos de associação criminosa, tortura, cárcere privado, curanderismo e corrupção de menores. Na operação, foram presos uma mulher, o marido e o filho, de 38, 39 e 19 anos, respectivamente, em um imóvel no bairro Tatuapé, em São Paulo.
A clínica para tratamento de dependentes químicos foi fechada após pacientes internados pedirem ajuda e afirmarem que eram vítimas de torturas. O estabelecimento, que estava em condição irregular, localizava-se em uma chácara no Centro de Itariri, na região do Vale do Ribera, interior paulista.
"Após o fechamento da clínica, os donos chegaram a ser presos, mas foram liberados em seguida pois as investigações ainda estavam no início. Agora, ela foi concluída e o Ministério Público apresentou denúncia contra eles. Durante a investigação, descobrimos que eles estavam morando em São Paulo, levando a vida normalmente", explica o delegado da Delegacia Sede de Itariri.
Segundo Arilson, assim como a de Itariri, a família já teve duas outras clínicas, em Itu e em São Bernardo do Campo, que também foram fechadas por conta de irregularidades. Isso foi descoberto durante a investigação. O trio foi encaminhado para a Cadeia Pública de São Paulo e, segundo o delegado, a pena prevista é de 50 anos de prisão.
Além da família, um outro homem, de 31 anos, já havia sido preso pela equipe antes da operação ser deflagrada. Ele foi denunciado por estupro de vulnerável. "Ele é acusado de abusar de uma mulher, uma paciente da clínica. O suspeito dopava a vítima, que tinha sua capacidade de reação diminuída, e praticava atos libidinosos com ela", finalizou.
Maus-tratos
No local, na data do fechamento da clínica, policiais militares e civis encontraram 16 pessoas internadas, entre elas seis menores de idade. As equipes se depararam com ambientes sujos e mal conservados, uma piscina sem proteção para evitar eventuais acidentes e remédios espalhados por todos os cômodos do imóvel, sem qualquer controle.
Os pacientes estavam sob responsabilidade de três cuidadores, também internos, que passaram por tratamento e foram colocados como responsáveis pelos demais colegas. O trio foi enquadrado como testemunha do caso, uma vez que não foi comprovado qualquer vínculo com os responsáveis pela clínica.
Aos policiais, os pacientes afirmaram que, em ocasiões diversas, eram agredidos com pedaços de madeira com as inscrições 'A cura' e 'Só por hoje'. Um taco de beisebol de plástico e um facão também foram apontados como elementos de tortura. Todos os objetos foram encontrados no local e apreendidos como provas.
As vítimas também informaram que tinham pouco contato com familiares, e que, quando ocorriam ligações, eram feitas sob supervisão dos responsáveis pela clínica, que os ameaçavam para dizer que estavam bem e se recuperando. Parentes, em contato com a polícia na época, afirmaram desconhecer as agressões.
Os internos disseram, ainda, que recebiam medicamentos controlados de maneira aleatória, sem qualquer orientação médica, e que também eram jogados na piscina durante a noite enquanto dormiam. Segundo a polícia, eles ainda eram alvos de xingamentos e agressões verbais, rotineiramente, pelos funcionários.
Diante da situação, uma força-tarefa com a prefeitura foi acionada. Conselheiros tutelares ficaram com a responsabilidade de cuidar dos menores, enquanto médicos, psicólogos e psiquiatras fizeram a assistência dos adultos, até que os respectivos familiares se apresentassem na delegacia para acompanhá-los.
O local, que funcionava sem autorização da administração municipal, foi fechado, e o proprietário da chácara, comunicado.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Donos de clínica que usava 'pau da cura' para torturar pacientes são presos em São Paulo Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco