Tecnologia do Blogger.
6.1.20

Captura do caranguejo-uçá está proibida na Paraíba a partir do próximo sábado

A espécie tem três períodos de reprodução, que correspondem aos períodos de lua cheia. O primeiro começa no próximo sábado (11).

Captura do caranguejo-uçá será proibida a partir do sábado (11) (Foto: Reprodução)
A captura do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) está proibida na Paraíba a partir do próximo sábado (11) até a quinta-feira (16). Esse é o primeiro período de reprodução da espécie, que também não pode ser capturado nos períodos de 10 a 15 de fevereiro e 10 a 15 de março. A portaria com as informações da proibição foi publicada nesta segunda-feira (6).
Também estão proibidos o transporte, beneficiamento e comercialização do caranguejo-uçá nestes períodos. A exceção se dá para empresas que trabalham com a espécie quando fornecerem, até o último dia útil que antecede cada período de ''andada'', a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes.
O chamado período de “andada” da espécie corresponde aos dias de lua cheia, e é a fase reprodutiva em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.
Além da Paraíba, a proibição também vale para os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Fonte: ClickPB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Captura do caranguejo-uçá está proibida na Paraíba a partir do próximo sábado Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco