Tecnologia do Blogger.
25.1.20

Barragem de usina hidrelétrica se rompe em Monjolos, Região Central de Minas

Moradores da pequena Monjolos, de 2,3 mil habitantes, na Região Central de Minas Gerais, enfrentaram o medo e tiveram que sair rapidamente de suas casas neste sábado (25). O motivo da apreensão e da correria foi que a barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Serra das Agulhas, construída no Rio Pardo Pequeno, 15 quilômetros acima da cidade, não resistiu ao grande volume de chuvas e se rompeu.
O prefeito de Monjolos, Geraldo Maia (SD), disse que a prefeitura agiu rápido e que a situação está sob controle, sem maiores consequências. Não houve registro de vítimas.
De acordo com Maia, assim que tomou conhecimento do rompimento da barragem, na manhã deste sábado, a prefeitura, com o apoio do Corpo de Bombeiros, montou uma operação e retirou 12 famílias das áreas próximas ao Rio Pardo Pequeno.
Na tarde deste sábado, o prefeito disse que, até então, apenas duas famílias moradoras “perto do barranco do rio” tiveram suas casas inundadas. Geraldo Maia informou que, mesmo com o rompimento do barramento, não houve descida de grande volume do reservatório “de uma vez”, o que permitiu fosse feita a tempo a evacuação da parte baixa, perto do Rio Pardo Pequeno, em Monjolos.
“Devido ao rompimento da barragem e às chuvas, o nível do rio aumentou muito. Mas, a água está chegando aos poucos”, argumentou o chefe do Executivo.
Para amenizar os riscos, as famílias deixaram suas casas rapidamente, deixando nas moradias móveis e outros pertences. Elas foram levadas para uma escola municipal da cidade, onde recebem alimentação por parte da prefeitura.
Localizada entre os municípios de Diamantina e Monjolos, a hidrelétrica de Serra das Agulhas entrou em operação em abril de 2017, com uma capacidade instalada de 30 megawatts. De acordo com o processo de licenciamento, o reservatório da usina tem uma capacidade para armazenar 396 mil metros cúbicos e o espelho d água ocupa uma área de 65 hectares, o equivalente a 65 campos de futebol.
A pequena central hidrelétrica pertence à empresa Omega Energia. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a empresa para obter mais informações sobre o rompimento da barragem.
Por outro lado, o prefeito Geraldo Maia informou que a Omega está contribuindo no auxílio aos atingidos pelo rompimento da barragem, colocando um helicóptero à disposição para ser usado nas ações preventivas.
O Rio Pardo Pequeno, onde se rompeu a barragem, deságua no Rio da Velhas, 17 quilômetros da cidade de Santo Hipólito.  

Em.com
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Barragem de usina hidrelétrica se rompe em Monjolos, Região Central de Minas Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco