Tecnologia do Blogger.
6.1.20

Andropausa, 7 sinais da 'versão masculina' da menopausa

A andropausa ou síndrome de deficiência androgénica, está associada ao processo natural de envelhecimento do homem e resulta de uma diminuição significativa dos níveis de testosterona - hormona masculina, explica o hospital CUF. Segundo estimativas da Urology Care Foundation, quatro em cada dez homens com mais de 45 anos têm baixos níveis de testosterona.


Tanto a andropausa como a menopausa caracterizam-se pela diminuição da produção de hormônios sexuais, contudo os fenômenos diferem e afetam ambos os sexos de formas diferentes.
Na menopausa os níveis de estrogénio (hormonal sexual feminina) diminuem de forma mais abrupta, sendo que a mulher deixa de poder ter filhos. Já na andropausa, os níveis de testosterona sofrem uma redução mais gradual: segundo a International Society for Sexual Medicine, a partir dos 30 anos estes níveis vão diminuindo 1% por ano, processo que perdura por vários anos. Esta diminuição não se traduz necessariamente em infertilidade; o homem pode conseguir ter filhos até uma idade avançada e, quando é saudável, poderá produzir esperma até depois dos 80 anos.
Quais são os sintomas da andropausa?
Embora nem todos os homens apresentem sintomas associados à andropausa, por volta do fim dos 40 anos ou início dos 50, estes podem manifestar-se tanto a nível sexual, como físico. Eis alguns segundo a CUF:
- Diminuição da libido (desejo sexual), da ejaculação e do orgasmo;
- Disfunção erétil;
- Redução do tamanho dos testículos;
- Diminuição da força, da massa muscular e da densidade óssea (osteoporose);
- Inchaço das mamas (ginecomastia);
- Alterações do tecido adiposo, com maior concentração de gordura na zona abdominal;
- Perda de pelos corporais. 
A CUF alerta ainda que a diminuição dos níveis de testosterona pode também ter impacto na qualidade do sono (insônia ou mais sonolência) e provocar distúrbios do humor (diminuição da capacidade intelectual, ansiedade e depressão) e fadiga.
Na presença destes sintomas, consulte um médico, pois, embora possam dever-se ao processo normal do envelhecimento, podem estar associados a outras condições que devem ser excluídas, tais como problemas na tiróide, efeitos secundários de medicamentos ou apneia do sono. 
NotíciasaoMinuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Andropausa, 7 sinais da 'versão masculina' da menopausa Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco