Tecnologia do Blogger.
1.11.19

Cárie é contagiosa e precisa da sua atenção

Não, cárie não é normal. A desmineralização do dente, por meio de bactérias, pode trazer bastante dor de cabeça aos desavisados ou àqueles que nunca têm um tempo para cuidar do sorriso.

E sempre lembrando: estas bactérias produzem ácidos, que destroem o esmalte do dente e a dentina, sua camada protetora. Aquele “incômodo” com o quente ou o gelado pode se transformar, em pouco tempo, em um problemão...

Além das dores ao mastigar e aquela sensação de que nada é capaz de garantir a sua concentração (afinal, poucas dores são mais chatas do que a de dente), a cárie não tratada pode levar a doenças mais sérias, como gengivite e sensibilidade. E aí, não há mesmo limpeza anual que resolva.

A maior causadora de cáries na boca ainda é a falta de bons hábitos de saúde bucal. “Parece repetitivo, mas a falta de atenção com determinados alimentos e com a limpeza adequada são, de fato, as maiores causas de cáries, gengivites e outros problemas nos dentes”, afirma Adriana Canassa, dentista.

A cárie é, sim, uma doença infectocontagiosa, explica Adriana. E tem várias fases, até ficar visível. “Antes mesmo do famoso pontinho preto surgir, o dente já está sendo silenciosamente lesionado. No consultório, no entanto, a gente consegue detectar essas lesões, ainda em fase inicial”.

Mas, segundo a especialista, na maioria dos casos, o dente do paciente que chega à sua cadeira já apresenta uma cavidade. E não é para menos: cerca de 90% da população mundial sofre com as cáries, segundo dados do próprio setor. E nem todo mundo adquire o hábito de procurar o dentista quando “ainda há salvação”.

A lesão, claro, tem solução. Mas não precisa doer tanto. “Após a restauração de um dente com cárie, tudo fica perfeito: forma, função e visual. Porém, você pode se poupar da dor aguda e também, no pior dos casos, de um doloroso tratamento endodôntico (o famoso canal), se fizer direitinho a prevenção e, acima de tudo, a manutenção do dente tratado.

MSN
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Cárie é contagiosa e precisa da sua atenção Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco