Tecnologia do Blogger.
23.10.19

A moda que prejudica seu sorriso


Algumas tendências, como colocar aparelho ortodôntico fora do consultório do dentista, podem comprometer sua saúde. Nos últimos anos, muitos têm adquirido artigos odontológicos e colocado braquetes, fios e borrachinhas por conta própria, ou com pessoas inabilitadas. Tudo isso com finalidade estética: ter nos dentes cores mais vibrantes e formatos diferenciados de aparelho. Porém, a prática ilegal da ortodontia pode levar à cadeia (o Art. 282 do Código Penal brasileiro prevê pena de seis meses a dois anos de prisão para quem é flagrado exercendo ilegalmente medicina e odontologia), além de trazer inúmeros danos para a saúde bucal.

De acordo com Vanda Beatriz Teixeira Coelho (CROSP 23362), presidenta da Câmara Técnica de Ortodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, há alguns anos os aparelhos eram considerados símbolo de status. “Os aparelhos ortodônticos se popularizaram, isso teve seu lado bom e seu lado ruim. Muitos dentistas começaram a fazer preços mais baixos e mais pessoas tiveram acesso e puderam se tratar, mas também apareceram diversos materiais baratos vindos do exterior com facilidade para entrar no país. Esses utensílios passaram a ser comprados e vendidos em larga escala por pessoas inabilitadas”, salienta a dentista.


Um aparelho colocado corretamente tem por objetivo alterar a posição dos dentes para que a mordida do paciente fique correta, uma questão de saúde, que envolve também o desejado alinhamento do sorriso. Para isso acontecer, é feito um planejamento de força e de direção que precisa ser pensado e executado por um profissional. Já os aparelhos colocados de maneira irregular aplicam força de maneira totalmente errada, o que pode fazer com que os dentes se movimentem sem necessidade e até caiam.

A facilidade para comprar os produtos, seja pela internet ou nas ruas, e a falta de fiscalização fez com que o modo pirata de praticar a ortodontia se popularizasse. “Utilizar os aparelhos falsos é um grande problema, pois às vezes as pessoas que aplicam não colocam nem um fio ortodôntico, mas uma cerda de vassoura, e isso pode acarretar inclinações completamente erradas e até problemas infecciosos”, afirma Vanda.



Alael Barreiro Fernandes de Paiva (CROSP 49796), especialista, mestre e doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e diretor científico da Sociedade Paulista de Ortodontia, afirma que sem orientação de higiene adequada e sem o acompanhamento de um profissional, a pessoa que colocar aparelho pode ter lesões no esmalte dos dentes (devido ao aumento de biofilme em volta do fio e do elástico), inflamação gengival, tártaro, sangramento e mau hálito.

Pessoas sem qualificação não sabem realizar os acabamentos necessários e podem causar machucados nos dentes e nas gengivas. Vanda conta que os dentistas utilizam um arco ortodôntico no formato ideal para cada paciente, ao contrário dos aparelhos vendidos na ilegalidade. “Os fios de vassoura utilizados são retos e podem tirar quase todos os dentes da posição correta”, explica a profissional.

Outros problemas que podem surgir do uso dos aparelhos falsos são inclinações incorretas e até a perda do osso que sustenta o dente. A movimentação desordenada também compromete a mastigação e o funcionamento da articulação temporomandibular (ATM), o que pode gerar dores na face.

Pessoas que faziam o procedimento no consultório e passaram a comprar os materiais odontológicos e fazer as trocas dos fios e borrachinhas em casa caem no mesmo erro: ninguém fora o ortodontista pode mexer no aparelho — nem o paciente, muito menos uma pessoa sem preparo.


MSN


  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: A moda que prejudica seu sorriso Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco