Tecnologia do Blogger.
10.7.18

Samu de João Pessoa recebeu quase 60 mil trotes em 2018; ouça alguns

O número representa 30% das ligações recebidas no 1º semestre do ano.


Ambulância do Samu realizando atendimento em João PessoaFoto: João Thiago/RTC
Um dos grandes problemas dos serviços de urgência no Brasil são os trotes recebidos nas centrais de atendimento. As ligações feitas por “brincadeira” acabam atrapalhando aquelas pessoas que realmente precisam do Samu, da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, por exemplo, porque gasta bastante tempo sem necessidade.
De acordo com um levantamento feito pela Central de Regulação do Serviço Médico de Urgência (Samu) de João Pessoa, nos primeiros seis meses de 2018 foram 182.865 ligações recebidas pelo telefone 192, das quais 57.402 eram trotes, representando cerca de 30% do total.
A maioria dos trotes é passada por crianças, e grande parte deles também é reconhecida pelo próprio atendente. Ou seja, as ambulâncias não chegam a ser liberadas. Porém, quando o usuário é convincente durante a ligação, a ambulância sai da central e a equipe médica só descobre a “brincadeira” quando chega no local.
Com isso, as ambulâncias passam aproximadamente 40 minutos ocupadas sem nenhuma utilidade, comprometendo a agilidade de um serviço de urgência, que poderia estar atendendo alguma situação real.
“Em casos de maior urgência, como um ataque cardíaco ou acidente de trânsito grave, segundos podem fazer toda a diferença para salvar a vida do paciente e, quando destinamos uma unidade para realizar um atendimento que é trote, estamos ocupando um serviço que pode deixar de estar atendendo outra pessoa em risco de morte”, explica Érika Ravenna, coordenadora do Samu em João Pessoa.
Trote é crime
O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal: falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.
Portal T5
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Samu de João Pessoa recebeu quase 60 mil trotes em 2018; ouça alguns Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco