Tecnologia do Blogger.
29.6.16

Guarabira ganhará Teatro Detinha Diogo. Obra marcará 80 anos do Colégio da Luz

Imagem ilustrativa
A cidade de Guarabira, uma das mais populosas do Estado da Paraíba, a 98 km de João Pessoa, ganhará um novo teatro.
O equipamento está sendo construído pelo Colégio da Luz e homenageará a educadora Detinha Diogo, que dirigiu o Colégio desde 1980, após a saída das Irmãs de Santa Catarina de Sena. (O Colégio da Luz foi fundado em 1936 pelo Monsenhor Emiliano de Cristo e dirigido pelas Irmãs até dezembro de 1979).
O ambiente teatral ocupará a área do antigo auditório da escola. Cerca de duzentas poltronas garantirão a comodidade do público. Uma sala vip e um espaço privilegiado para cadeirantes integram o projeto.
A arquiteta Luísa Costa, filha de Rosana Diogo, assina o projeto da fachada do teatro e a iluminação da casa de espetáculos ficará por conta do técnico em iluminação, Fabiano Diniz, também iluminador da UFPB.
Inicialmente, o espaço será utilizado exclusivamente para as atividades do Colégio da Luz, mas futuramente o teatro poderá atender outros eventos.
Segundo Marcus Diogo, filho da homenageada e um dos diretores do Colégio, o teatro faz parte das comemorações dos 80 anos da instituição, que se tornou uma das maiores referências em educação em todo o território paraibano.
Para Samuel e Rosana, igualmente herdeiros do legado deixado por Detinha Diogo, a homenagem é mais do que justa e representa um compromisso de continuidade do projeto iniciado pela mãe.
Se tudo ocorrer dentro do esperado, o teatro Detinha Diogo será entregue em outubro.
Auditorio em obras
Auditório sendo reconstruído na década de 80, após ter sido destruído pelas fortes chuvas
Curiosidade
Na década de 80, quando Detinha Diogo já dirigia o Colégio da Luz, numa noite de muita chuva em Guarabira, o teto do antigo auditório ruiu. A sorte é que não tinha ninguém. As cadeiras foram danificadas juntamente com o piano que pertencia a Rosana Diogo. A diretora foi obrigada a contrair empréstimos e começar a reconstrução. Aproveitou e reforçou toda a base e levantou um salão de eventos no primeiro andar. Posteriormente, o salão foi dividido em várias salas de aula e depois, a neta de Detinha, Luísa Costa, já arquiteta, projetou as novas salas do Ensino Médio. Agora, está sendo reformada toda a parte de baixo.
Blog do Rafael San
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Guarabira ganhará Teatro Detinha Diogo. Obra marcará 80 anos do Colégio da Luz Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco