Tecnologia do Blogger.
29.2.16

Grevista de fome na UFPB desmaia e é atendido; Reitoria diz manter diálogo

Queda de pressão levou um dos grevistas a precisar ser atendido urgentemente por equipe médica

Uma equipe médica foi acionada com urgência ontem para atender um dos quatro universitários que estão fazendo greve de fome na Universidade Federal da Paraíba, que passou mal e desmaiou, depois de queda de pressão causada pela baixa taxa de açucar no sangue. Um dirigente da instituição ligado a PRAPE informou que a Reitoria voltará a buscar crias as condições para superar o problema, embora cite Nota da Universidade informando que o dialogo tem sido mantido bem providências no atendimento às reivindicações estudantis.
A greve de fome foi deflagrada por um grupo do movimento "Levante Popular da Juventude" reclamando da demora do anuncio do resultado ao auxilio moradia, embora ele tenha sido feito na semana passada. Acorrentados na entrada da reitoria da UFPB desde o último dia 23, os estudantes estão fazendo greve de fome em protesto ao resultado da seleção do auxílio moradia, um recurso de R$ 550,00 pago mensalmente pela universidade para ajudar alunos de baixa renda a se manter em João Pessoa.
Auto-proclamados independentes, “por conta e risco”, sem contar com apoio explícito do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPB) ou de movimentos como o ‘Levante Popular da Juventude’,
De acordo com o estudante Felipe Bezerra, um dos líderes do movimento, houve caso de estudante que passou duas semanas dormindo na rodoviária e teve de trancar o curso e ir embora por não ter condições de se manter na capital paraibana. Segundo ele, apesar do valor pago ser considerado baixo, a quantidade de bolsas de auxílio-moradia, 150, é a principal reivindicação dos estudantes. De acordo com eles, esse número nem chega próximo da necessidade real, levando em conta que a seleção via Enem/Sisu aumentou consideravelmente o número de estudantes vindos de outros estados e de cidades do interior.
POSIÇÃO DA REITORIA - A Reitoria da Universidade Federal da Paraíba fez publicar em seu site, na WEB, um histórico dos entendimentos estabelecidos com um grupo de estudantes que resolveu deflagrar greve de fome nos quais aponta, caso a caso, os encaminhamentos e soluções produzidas para atender à série de reivindicações dos grevistas a partir da assistência estudantil, em especial o Auxilio Moradia, causa principal do movimento.
No documento, a Pró – Reitoria de Assuntos Estudantis explica especificamente que a principal reivindicação dos grevistas e estopim do movimento– o beneficio do Auxilio Moradia – envolvendo desde o ano passado 540 processos foram resolvidos até fevereiro, cujo processo se estendeu em face da greve dos servidores técnico-administrativos interferindo nos procedimentos exigidos por lei.
O PROCESSO DE ATENDIMENTO – Por telefone, um dos dirigentes da UFPB informou que a Reitoria mantém dialogo aberto e com medidas ja adotadas. Ele lembrou Nota veiculada pela Reitoria expondo todas as solicitações dos estudantes. Segundo a PRAPE, “o edital para o benefício “auxílio moradia” foi publicado em abril de 2015 e 540 processos com solicitação deste auxílio foram recebidos pela Coordenação de Assistência Estudantil. Com a deflagração da greve dos servidores de maio a agosto passados, apenas foi possível concluir a análise e emissão de parecer social de vulnerabilidade pelos Assistentes Sociais, condição OBRIGATÓRIA de acordo com o Decreto n 7.234 de 2010, em fevereiro de 2016. Após este procedimento, seria necessária ainda a validação das matrículas dos alunos solicitantes, via SIGAA”.
Diz, por fim, que “após a conclusão dos trâmites legais, 252 processos foram deferidos de acordo com os parâmetros estabelecidos no edital. A primeira lista foi divulgada em 22/02, sendo 150 estudantes contemplados. A divulgação da segunda lista foi publicada nesta sexta-feira(26/02), no site da Prape, e deverá contemplar mais 108 estudantes. Desta forma, toda demanda qualificada, ou seja, 100% dos requerentes aptos (de acordo com o Decreto 7.234/2010) foram atendidos. É importante destacar que o Edital prevê apresentação de recursos para os demais estudantes requerentes no prazo de 48 horas após a divulgação dos resultados”.

Wscom
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Grevista de fome na UFPB desmaia e é atendido; Reitoria diz manter diálogo Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco