Tecnologia do Blogger.
26.8.25

Guerra em Gaza já matou 188 jornalistas, número supera Guerras Mundiais

Ao menos 188 jornalistas foram mortos em Gaza desde outubro de 2023, superando as baixas registradas nas duas Guerras Mundiais.

Ao menos 188 jornalistas foram mortos em Gaza desde o início da guerra entre Israel e Hamas, em 7 de outubro de 2023. O número já supera as mortes registradas entre profissionais da imprensa durante as duas Guerras Mundiais.

 

Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), até 12 de agosto o total de vítimas era de 184, mas subiu após quatro repórteres morrerem em um ataque israelense nesta segunda-feira (25) ao hospital Naser, em Khan Yunis. Entre as 188 vítimas, estão 23 mulheres e 165 homens.

 

A Freedom Forum, organização dedicada à defesa da liberdade de expressão, aponta que 67 jornalistas foram mortos na Segunda Guerra Mundial e apenas dois na Primeira, em um período de dez anos.

 

Mais de 180 jornalistas em Gaza morreram em ataques israelenses, de acordo com o CPJ. Israel, no entanto, nega que profissionais da imprensa sejam alvo deliberado. O governo de Benjamin Netanyahu chegou a acusar, sem apresentar provas, o repórter da Al Jazeera Anas al-Sharif de ligação com o Hamas.

 

Além das mortes, 90 jornalistas foram presos por Israel desde o início do conflito. Desses, 55 já foram libertados e 35 seguem detidos. Pelo menos 12 estão sob detenção administrativa, regime que permite prisão sem acusação formal por até seis meses.

 

Mortes recentes:


Na manhã desta segunda-feira (25), quatro jornalistas foram mortos em dois ataques aéreos, que também deixaram outras 11 vítimas fatais. As mortes atingiram profissionais de veículos internacionais: Hossam al-Masri (Reuters), Mohammed Salama (Al Jazeera), Miriam Abu Daqa (freelancer da Associated Press) e Moz Abu Taha (NBC). Outro repórter da Reuters ficou ferido.

 

A Reuters afirmou estar "devastada" com o ataque e pediu ajuda de Israel e autoridades palestinas para retirar o jornalista ferido de Gaza. Até o momento, o Exército israelense não comentou.

 

O conflito teve início após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1,2 mil mortos e 251 pessoas sequestradas. Desde então, mais de 61 mil pessoas foram mortas em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local.

 

O ano de 2024 já é o mais letal para jornalistas desde que o CPJ começou a coletar dados, há mais de três décadas. Foram 124 mortos apenas no último ano, superando o recorde anterior de 113 em 2007, na guerra do Iraque.

 

A Associação da Imprensa Estrangeira pediu explicações imediatas a Israel e ao gabinete do primeiro-ministro. “Exigimos que Israel cesse de uma vez por todas sua prática abominável de atacar jornalistas”, declarou a entidade em comunicado.

 

Por Redação

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Guerra em Gaza já matou 188 jornalistas, número supera Guerras Mundiais Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco